Pular para o conteúdo

Comentários de um advogado ao Programa #005 – O Cristão e o Trabalho

Por Cláudio Fragra

Entendo que todo cristão pode e deve fazer a diferença através de sua profissão e local de trabalho, independente qual for e onde for, como está em 1 Co 10.31 “…Fazei tudo para a glória de Deus”. O difícil é que nessa época em que estamos vivendo somos levados pelo consumismo, egoísmo e cada vez mais tendemos a viver isolados, portanto é difícil pararmos prá pensar: Onde está Deus em nossa vida? Será que como disseram no programa está numa caixinha para determinadas horas? Isso não pode acontecer, por mais difícil que possa parecer creio que em todas as profissões com os dons que Deus te dá é possível fazer a diferença, o que falta é um relacionamento sincero e intenso com Deus, pois desde aí muitos cristãos já erram só indo nos cultos para agradar os familiares, os líderes, ou seu próprio ego (cantam ou pregam para sua própria honra), ou ainda fazer participar de um encontro social, procurar namorado(a), marido/esposa. Isso não dá para entender!!! temos que ser amigos de Deus e não escravos da religião.

Discípulos, para não me estender muito, no caso do Advogado, na maioria das vezes as pessoas só vem procurar um quando estão com problemas (pequenos ou grandes), e isso torna-se uma grande oportunidade para ajudá-las a fazer o que é certo, pois se alguém ou um casal vem te procurar para fazer um divórcio é uma oportunidade de dar aconselhamento, encaminhar para uma igreja ou para um Pastor, sei que muitos vão dizer: Mas você deixará de ganhar o dinheiro da ação!, na prática vejo que não é bem assim, pois além de cobrar pelo atendimento/consulta, lá na frente quando eles ou algum conhecido precisarem de um advogado vão lembrar de me indicar. Outros exemplos é poder orientar adolescentes que estão com problemas com a Lei, aconselhar diretores de empresas que estão com conflitos éticos para fazerem o que é certo de acordo com a legislação, orientar um devedor a pagar sua dívida acompanhando a melhor forma de parcelamento e evitar o pagamento de juros ilegais ou abusivos, buscar o reconhecimento de direitos trabalhistas de funcionários demitidos para que eles possam receber sua justa indenização pelo período trabalhado, etc.

No caso da advocacia criminal: Pode o Cristão defender um bandido ou um homicida? Entendo que pode, pois de acordo com o artigo 5º inciso LV(55) e assegurado o direito da ampla defesa e do contraditório em todos os processos judiciais e administrativos, mas é certo que nesse caso o advogado cristão deve ser ético em seus procedimentos e no uso das técnicas, ele deve ouvir o cliente, traçar o plano de defesa e informar o cliente, que escolherá se aceita ou não a sua forma de trabalho. Lembrando que se o cliente for culpado deve orientá-lo a confessar o crime, arrepender-se, pois isso entre outros elementos, serão considerado atenuantes na aplicação da pena a ele. Portanto deve o advogado mostrar os benefícios de pagar pelo que cometeu e orientar como ter uma boa conduta na prisão para que consiga o mais rápido as progressões de regime e fique preso o menor tempo possível. Ocorre que na maioria dos casos,  muitos advogados, que não são éticos ou buscam apenas o dinheiro em vez de usar a lei em favor da verdade, busca as brechas no sentido de inocentar culpados, e assim vai criando uma sociedade que beira a sensação de impunidade total, achando que nunca vai dar nada, por exemplo essa semana vi o caso de dois ricos jovens brasileiros acusados de levar uma menina para cabine e forçado ela a fazer sexo com eles num navio em águas americanas, parece que um é menor de idade e o outro tem 18 anos, aqui no Brasil talvez nada acontecesse num como este, mas lá nos EUA provavelmente cada um ficará preso aproximadamente 5 anos.

Portanto, como advogados cristãos, podemos usar a advocacia como um meio de Deus confrontar o erro, estabelecer a justiça, defender os fracos e promover o bem público.

Dá prá se dizer que o advogado cristão, ou qualquer outro profissional cristão tem que ter em mente que advogar ou que seu trabalho é muito mais que um modo de ganhar dinheiro, fama e casos. É fundamentalmente um modo de exercer os próprios propósitos de Deus no mundo: promover a justiça, glorificar o nome de Deus e contribuir com o bem da sociedade.

Por fim, uma maneira que achei para usar beneficamente as prerrogativas da minha profissão que facilita muito minha entrada em presídios foi elaborar um projeto, que está bem no início para coordenar um curso básico gratuito de teologia para presos, então falei com o Diretor do meu Seminário e fiz uma parceria com ele, na qual o SETES – Seminário de Ensino Superior da Assembleia de Deus do Jabaquara me forneceria as apostilas e daria suporte didático, então entrei em contato com algumas penitenciárias não obtendo resposta de muitas, não acreditava que teria uma procura grande, pois aqui fora não são muitos os que procuram fazer um curso de teologia, contudo para minha surpresa recebi um retorno positivo da Penitenciária Nilton Silva – Franco da Rocha II, no qual recebi a inscrição de 91 detentos.

Para falar a verdade, acredita que teria uma demanda de no máximo uns 10 detentos, e usaria meus próprios recursos financeiros para suprir os gastos com correio e impressão dos módulos das apostilas, etc.

Quando recebi a relação dos 91 detentos fiquei assustado, mas entendi que Deus está pondo um ministério em minhas mãos e lutarei com todas as forças para cumpri-lo.

Bom, estou precisando angariar recursos, então se for possível e não for constrangedor para vocês (apesar de fazerem jabá prá todo mundo) peço que me ajude a divulgar esta empreitada no sentido de levantar auxílio. O que estou precisando:

Selo (o envio de cada dos 2 módulos por carta sai em média quase R$ 4,00 o envio) e Cartucho para Impressora HP 122 preto e Colorido, Papel A4 que podem ser enviados para: Caixa Postal 12.868 – São Paulo/SP – CEP: 04010-970 ou alguém preferir efetuar doação em dinheiro:

Banco Itaú – Ag: 6734- C/C: 000363-2 Titular: Claudio Roberto Fraga (Neste caso peço para me avisar no e-mail: claudiorobertofraga@hotmail.com ou via Twitter: @claudiofraga74 )mensalmente estarei prestando contas e divulgando o andamento do projeto em meu blog:   http://fragatribodejuda21.blogspot.com/  e no blog do seminário: http://setesjabaquara.blogspot.com/

Para conhece os detalhes do Projeto está no meu blog: http://fragatribodejuda21.blogspot.com/

Também peço oração pelo projeto.

Abraços Claudio Fraga

(37 anos, Advogado, Estudante de Teologia, mora no bairro do Jabaquara em São Paulo)

Obs.: Email publicado com permissão do autor