#NB121 – Os Dez Mandamentos

No Barquinho fevereiro 23, 2017 13

Fala discípulo! Você sabe quais são os dez mandamentos e o propósito deles para a nação de Israel? E o que Cristo ensinou sobre eles? Será que eles ainda servem para nós hoje? Tudo isso e muito mais foi discutido nesse episódio do NB.

Pedro AngellaThiago Ibrahim e Matheus Soares, diretamente do Mar da Galileia, se reunem No Barquinho com Thiago André Monteiro e Erik de Oliveira (Los Nachos) para uma conversa edificante sobre os Dez Mandamentos e seus princípios.

Duração: 01h16min55s

Edição: Thiago Ibrahim (episódio) e Chico Gabriel (epístolas)
Arte da vitrine: Erik de Oliveira
ZIP: para baixar o podcast zipado, clique aqui.

QUER ADICIONAR O FEED NO SEU AGREGADOR RSS?
Adicione nosso feed: feed.nobarquinho.com

ASSINE O NO BARQUINHO NO ITUNES
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E MENSAGENS NA GARRAFA
Envie sua epístola para: podcast@nobarquinho.com

  • Willian Erthal

    Caros,
    Estou ouvindo o episódio e está muito bom. Parabéns.
    Como adventista, gostaria apenas de informar que a guarda do sábado, para os adventistas, não tem nada que ver com contagem de passos, aperto de botão no elevador, acender fogo em casa, cuspir no chão, ou coisas do gênero.
    A guarda do sábado pelos adventistas nada tem a ver com as ordenanças judaicas, com a Mitzvat, ou qualquer tradição. É uma questão de interpretação do texto bíblico (que não entro no mérito aqui se está correta ou não), e não de judaização ou observância de preceitos judaicos.

    Aqui na minha comunidade, guardamos o sábado desta forma:

    • Thiago_Ibrahim

      Fala, William! Obrigado pelo comentário.

      Em momento algum nosso objetivo foi ofender os nossos irmãos adventistas. Estamos aqui juntos para aprender.

      Admiro muito a piedade de vocês. Deus abençoe esse belo projeto. 😉

      • Willian Erthal

        Meu amigo, muito obrigado pela atenção!

        Fica nítido que ninguém do programa ofendeu os adventistas, de forma alguma!! Não me ofendi, e creio que nenhum que ouça se ofenderá. Como disse, o episódio está maravilindo!

        Me perdoe se passei a impressão que estava descontente.
        Minha intenção foi somente esclarecer um ponto que é dúvida entre os cristãos de outras denominações. Boa parte das pessoas acha que tentamos voltar às tradições judaicas e coisas do tipo.

        Mais uma vez, me perdoe. E parabéns pelo ministério.

  • Alexandre Milhoranza

    Falæ manos! Excelente episódio. Gostaria de deixar algumas heresias para contribuir com o episódio se vocês me permitirem.

    Quando falamos dos 10 mandamentos do AT e os conectamos ao NT, notamos na verdade que nenhum deles foi cancelado. Nem mesmo o mandamento do sábado.

    O povo de Israel era um povo que não sabia fazer abstrações de ideias, pois eles eram muito concretos. Então para dizer que eles deveriam separar um dia da semana para cultuar a Deus por suas bençãos, foi necessa’rio estabelecer um tempo fixo.

    Além disso, os 10 mandamentos estão muito coenctados com o fato de Deus ser o craidor e doador da vida e do tempo. O sábado era um porção do tempo que deveria ser compeltamente dedicada a Deus. A questão não era propriamente trabalhar ou não. Mas ter um relacionamento profundo com Deus de culto e de agradecimento sem ter que pensar em nenhuma outra coisa. Então era a repesentação do relacioanmento com Deus no tempo que estamos aqui.

    O sábado era a respresentação deste tempo concreto. Porém no NT este mandamento não foi abolido, mas ele foi “esticado”. Ou seja, tira-se o nome sábado e substitui-se com o nome tempo. Isso quer dizer que devemos manter um relacionamento com Deus em todo tempo e todo o lugar (lembram do diálogo de Jesus com a mulher samaritana ?). Paulo diz que devemos orar sem cessar, isto é, devemos estar em relação com Deus o tempo (sábado) todo. Além disso quer comamos, quer bebamos, devemos faze-lo para a glória de Deus. Vejam só: culto e agradecimento em todo tempo, não apenas no local de culto específico (como no templo) enm apenas num tempo específico (como o sábado).

    Agora, nós somos o tempo de Deus (local de culto) e em todo tempo devemos ter um relacionamento com ele (todo o tempo da nossa vida é sábado).

    Assim, nenhum mandamento foi abolido, mas apenas mudou-se a linguagem para conservar desde sempre a mesma lição para todos : nossa vida deve ser integralmente dedicada ao Senhor para glorificá-lo.

    • Thiago_Ibrahim

      Wow! Como diz um amigo meu que mora na França: SENSACIONAL!

      Obrigado pela brilhante contribuição, Milho. 🙂

    • Welington Leal

      Parei de ler quando li que teria Heresias.

      Zueira! Li tudo. Ave Alex!

    • Lourival Gonçalves

      Grande Milho daria uma grande Pipoca.kkk.Brincadeira.
      Tenho algumas perguntas quantos ao prolongamento ou invalidade do sábado.O Tiago disse que não há nem um texto no N.T que reafirme a prática da guarda do Sábado,mas e quanto Lucas 23:56:
      E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
      Estaria Paulo guardando o sábado em Atos 16:13 onde diz:
      E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
      Se jesus vei cumprir e não revogar a Lei teria Ele deixado de cumprir a guarda do sábado?
      E por último,o sábado frisado em Colossenses é relacionado ao sábado semanal ou cerimonial?
      Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Colossenses 2:16

  • Vinny Queiroz

    Olá galera, gostei bastante do podcast, e queria pedir o trecho escrito da definição de “quem é Deus” que o Thiago André leu… Peço desculpas desde já, se já foi postado e eu não vi, rsrs
    Abraço! Deus abençoe!

  • Silvana Oliveira E Silva

    Polêêêmicaaaa!!!
    Foi o que pensei quando encarei o episódio recém nascido.
    Vocês me fizeram refletir sobre várias coisas. Parabéns.
    Sobre o sábado, eu compartilho o pensamento do Milho, o sábado foi amplificado. E vejo a maioria dos cristãos dedicando tempo zero a Deus. Nem o culto público, onde se divide a atenção com o whatsapp.
    Em relação ao segundo mandamento, bem, vocês me convenceram. Vou parar de arrumar treta no facebook por amor aos irmãos fraquinhos Hahahahhaha
    (Desculpa, não pude resistir).
    Para mim a imagem do Pai é irreprodutível, obviamente. Mas entendo e compreendo quem representa o Espírito Santo como pomba ou fogo, visto ser a imagem visível descrita na Escritura. E quando ao Filho, tivemos a imagem dele testemunhada por muitos, e tais pessoas transmitiram possivelmente essa descrição a outros. Claro e óbvio que não sabemos hoje como era o rosto de cristo exatamente, mas alguns setores da academia entendem que há características comuns nas representações da antiguidade, em pontos diferentes de Europa e Ásia. Então a face de Cristo e sua representação dariam até testemunho da veracidade de sua vida conosco. Alguns acadêmicos tem se rendido à evidência do Cristo histórico após se aprofundar nessa pesquisa.
    Outra questão que tá imbróglio é que as pessoas “2o mandamento hardcore” alegam ser errada qualquer representação artística de figura criada. E não me explicam os querubins sobre a Arca da Aliança. E aí? Tinha uma escultura mega sobre a arca. Enfim, precisamos respeitar o pensamento alheio, mas gostaria de uma discussão a respeito em terreno desmilitarizado.
    Gostei muito do que o TAM falou sobre o nome de Deus. Às vezes exageramos. Aprendi a usar letra maiúscula para os pronomes relativos a Ele, e nem isso usamos hoje.

    Vou ficar digerindo mais um pouco. Amém.

  • Ciro Lima

    No barquinho roots ! Edificante e alegre,continuem assim tripulação show de bola
    Ps. Não sabia que o Erik era crente não .kkkkkk

  • Interessante o episódio, mas discordo na questão de abolir os dez mandamentos. Creio que Jesus veio sim para cumprir, mas não no sentido de abolir, mas no sentido de mostrar que Ele era perfeito. Mas o percebi que o foco do cancelamento ficou no sábado, que ao meu ver, enquanto no A.T. o sábado se resumia em um dia para adorar ao Senhor, após Jesus o sábado passa a ser “todos os dias”, ou seja, um verdadeiro adorador adora a Deus em cada respirar, fazendo tudo para a glória de Deus. Cristo inclusive interpretou os outros mandamentos, demonstrando que só de pensar da mulher do próximo, já é adultério.
    Por outro lado, tem muitos Cristão que ainda querem cumprir “o sábado”, vivendo uma vida nada Cristã durante a semana, mas sendo o maior Cristão na igreja no final de semana hahahaahah

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Tauan

    Qual foi o episódio da vitrine do BTCast?