Como Lidar Com Pessoas Que Não Gostam de Você

Matheus Soares junho 8, 2016 1

O fato é que você vai se deparar com algumas pessoas que simplesmente não gostam de você. Veja como navegar por essa complicada realidade.

Rejeição é poderosa.

Quando eu aconselho algumas pessoas, às vezes eu ouço dizerem, “Eu não ligo se as pessoas gostam de mim, desde que me respeitem.” Quando eles dizem isso, é uma “barreira emocional que eles usam para bloquear a dor da rejeição,” de acordo com a psicóloga Marcia Reynolds.

Deus nos criou para sermos sociais, e se formos honestos, todos nós nos importamos se as pessoas gostam de nós. “Os sentimentos de amar, afeiçoar-se e pertencer são necessários antes de alcançarmos os mais altos níveis de consciência e conhecimento,” de acordo com o psicólogo Abraham Maslow. Maslow está dizendo que todos nós precisamos das pessoas para sobreviver. Então, como não desistir quando lidar com alguém que não gosta de você?

Felizmente, você não é o único que teve que lidar com esse problema. Após Natã ter ungido Davi como futuro Rei de Israel, Saul se tornou seu mais amargo inimigo. Como Davi, todos nós, uma hora ou outra, lidamos com pessoas que não gostamos ou que não gostam de nós. Talvez existam pessoas que queiram te machucar e vê-lo falhar. É assim que Davi se encontrava em I Samuel capítulo 24.

Seu inimigo, Saul, queria vê-lo morto, e gastou um tempo considerável perseguindo Davi para o matar. Então um dia Saul cometeu um erro. Ele foi direto para o local onde Davi e seus homens estavam sem saber que eles estavam ali.

Imagine como você se sentiria se o seu maior inimigo (ou hater) estivesse na sua frente e não soubesse que você estava lá. Você atacaria essa pessoa? A maioria de nós não pensaria duas vezes em nos vingar daquela pessoa, especialmente porque fazendo isso não teríamos mais que correr e nos esconder delas.

Entretanto, Davi era diferente. Mesmo que Davi quisesse parar de correr e se esconder, ele preferia honrar a Deus. Saul era um Rei que Deus ungiu, e Davi sabia que ele não podia simplesmente matá-lo. Entendendo isso, ele negou seu desejo de matar Saul.

Como crente, você também vai ter oportunidades para escolher o que você quer fazer e o que é certo. Fervorosos seguidores decidem honrar a Deus em qualquer situação e em todo o tempo, não importa o que aconteça. Davi não matou Saul quando teve a chance e Deus contou isso como sua honra. Mais tarde na vida de Davi, Deus o honrou.

Como você pode seguir com sua vida sem deixar inimigos, críticos ou haters te botarem pra baixo? Aqui vão 3 maneiras para lidar com pessoas que não gostam de você:

Procure entendê-las

Haters são normalmente pessoas que tem problemas com eles mesmos e que ou se recusam a resolver ou talvez se recusam a reconhecer. O que eles odeiam em você:

  1. Pode ser uma coisa que eles odeiam sobre eles mesmos, ou
  2. O que eles odeiam em você seja algo que secretamente eles admiram sobre você

Então quando eles tem um problema com você, entenda que não é algo pessoal contra você. É um problema pessoa deles. Tente andar uma milha nos seus sapatos e enxergue as coisas nas perspectiva deles. Ao invés de odiá-los, você vai sentir pena deles.

Seja gentil com elas

Provavelmente o mais difícil, mas a maior prova de um caráter transformado que você pode ter é ser útil para as pessoas que são grosseiras com você. Mostrar bondade não depende do que você recebe das pessoas. Mostrar bondade depende do seu caráter. O que você faz ou fala para os outros não os define… define você. Lembre-se de que a forma com que eles tratam você é um reflexo e uma extensão de como eles vêem e tratam a si mesmos. A maioria das pessoas grosseiras são durar consigo mesmas. Então eles estendem isso para as pessoas à sua volta.

Ore por elas

O próprio Jesus teve seus críticos e haters. Ele não os ignorou e continuou Sua missão. Ele também orou por eles. Ele os ordena a fazer a mesma oração: abençoe aqueles que o perseguem. As maldições que você disser para os outros podem voltar para você, assim como as bençãos. Ele também disse que quando você oferecesse paz, e a outra pessoa não aceitá-la, a paz voltaria para você. Não há perdas da sua parte.

Quais são as outras formas de lidar com as pessoas que não gostam de você?

(Texto do Rev. C. E. Stowers traduzido livremente do site ChurchLeaders.com)