#NB108 – Mandingas, Amuletos e Patuás

No Barquinho maio 13, 2016 23

Fala, discípulo!

Bata na madeira três vezes e abra a bíblia no salmo 91, porque este podcast está tão cheio de mandingas e outras sortes, que só tomando copo de água orada pelo pastor da TV junto com o óleo ungido é que vai fazer tudo isso sair da sua cabeça!

Pedro AngellaThiago Ibrahim e Matheus Soares, diretamente do Mar da Galileia, se reunem No Barquinho, com André Lopes e Davi Luna para lembrar, tremer de medo e rir muito das mandingas, amuletos e patuás que todos nós já tivemos contato alguma vez de nossas vidas!

Duração: 01h20min33s
Episódio: 00h00min39s
Epístolas: 01h00min27s

Edição: Thiago Ibrahim / Pedro Angella
Arte da vitrine: Erik de Oliveira (portfolio)
ZIP: para baixar o podcast zipado, clique aqui.

QUER ADICIONAR O FEED NO SEU AGREGADOR RSS?
Adicione nosso feed: feed.nobarquinho.com

ASSINE O NO BARQUINHO NO ITUNES
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E MENSAGENS NA GARRAFA
Envie sua epístola para: podcast@nobarquinho.com

Você vai gostar também desses aqui:

  • Nathan Filipe

    Bora lá baixar e depois comento aqui 😀

    • Nathan Filipe

      Então, quando vi o tema achei que seria mais um daqueles podcasts falando sobre superstições culturais, sobre gato preto, chinelo ao contrário pra matar a mãe (quando vejo eu desviro, melhor não arriscar nessa hehe, brincadeira) , passar de baixo de escadas, quebrar espelhos e etc.. Mas me enganei e curti muito a abordagem que vocês fizeram, dessas superstições mundanas e sua influência no cenário atual da igreja brasileira. Um dos grandes culpados são os próprios ministros aproveitadores, ladrões, e adúlteros da palavra, que se aproveitam da ignorância de muitos para vender seus produtos. Mas também tem muito crente velho que depois de décadas de igreja, começam a depositar sua fé nestas simpatias. É tão triste e lamentável pensar que o para muitos, o Evangelho não tem sido “suficiente”, e é necessário recorrer e misturar coisas de outras religiões e crenças para que as pessoas possam acreditar em alguma coisa. Gerando cada vez mais uma multidão de crentes vazios, incrédulos e fracos que mantém seu restinho de fé em elementos materiais e palpáveis e não em Cristo. Será mesmo que o sacrifício de Jesus não foi suficiente, para podermos depositar toda nossa fé e crença nEle? Sabemos que foi! Que Deus tenha misericórdia de nós! Excelente episódio, curti bastante! Fiquem na paz!

  • André Lopes

    Sai pra lá gato preto!

  • Henrique Pretti

    Credo… Isso é assunto pra colocar aqui?

    O pior é que fui ler esse negócio de mandingas e agora vou ter que ir até a tiazinha do fim da rua pra me benzer.

    Agora, quanto a vocês que fizeram a gravação, vou até AP do norte, acender uma vela pra cada um é trazer uma fitinha pra colocarem no braço.

    To com medo do que pode acontecer mas vou tentar ouvir… E que nossa senhora protetora dos patuá nos ajude.

    • Silvana Oliveira E Silva

      Ouve que está ótimo. Mas vá ao monte buscar orientação primeiro. Ajuda.

      • Henrique Pretti

        Agora que ouvi, vejo um monte de coisas que remetem ao meu passado!

        Esse medo que as pessoas tem de “santos”, estatuas e tudo mais, é algo que não afeta… afinal, me pai tinha um “centro de macumba” dentro de casa, então, passar todos os dias por aquele monte de imagem, tomar banho de sal grosso, de leite com arruda, ver meu pai incorporado pelos “santos”… tudo isso fez tudo se tornar normal do dia a dia!

        Passar por macumbas, frangos (ainda com penas e degolados e não assados…rsrsrsr), garrafas, velas e tudo mais, não afeta em nada. Não vou mexer, nem chutar a macumba dos outros… agora, se largarem R$ 100 lá, pode ter certeza que vira meu!!! (dá o dizimo e tá tudo certo)

        Agora, honestamente o que mais me impressiona nisso tudo, não são as coisas que outras religiões ou religiosos fazem, por mais bizarras que possam ser (e olha que assisti vários “faces da morte”, incluindo um sobre seitas macabras), mas sim o que vivemos dentro das igrejas de hoje com amuletos e crendices.

        Orar o “pai nosso” no fim dos cultos é algo meio cultural (a Quadrangular faz isso todo culto), porém ainda estamos fazendo algo que existe na palavra…. agora, “dar uma oferta” em troca de um amuleto que vai te ajudar a prosperar, a ser curado, entre outros, é algo que não traz medinho, mas enoja dentro de uma comunidade que se diz cristã.

        Temos que viver e pregar o que a palavra ensina e tudo o que está pautado no que dizem as escrituras… e tudo aquilo que está contrário a isso, deve sim ser julgado e criticado por aqueles que seguem a palavra, sem medo na minha opinião daquilo que outros poderão pensar de você, pois como está em Galatas 1:8 – Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

        Malditos aqueles que inserem essas crendices dentro de nossos templos e que esses sejam julgados por Deus… e ainda que seja fora do contexo e caiba uma melhor exegese, penso sempre assim:

        Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6

        In peace!

        • Silvana Oliveira E Silva

          In peace, mas pronto pra guerra!
          Ótimo pensamento, concordo com vc. Só falta renomear como indulgências e voltamos ao século XVI.

  • André Lopes

    Leva o trevo de 4 folhas!

  • Silvana Oliveira E Silva

    Melhor fazer uma oração antes de comentar….
    Caí no erro de não benzer o celular antes de passar esse episódio, enquanto dirigia com meus pais no carro. Os comentários “gente que que é isso”, “de que denominação esse pessoal é” e “Ih, meu pastor carrega frascos de óleo ungido nos bolsos”, me obrigaram a voltar em algumas partes….
    O misticismo Gospel é uma realidade, mas depende do simbolismo que atribuímos a um determinado objeto. Tenho uma cruz de semijóia que uso como adorno, uso incenso em casa antes de dormir, mas pra mim não tem conotação mística alguma. Só qe confesso. Não contém pra ninguém mas, já visitei os “oráculos góspeis”, pq estava em dúvida sobre algo e uma revelaçãozinha quem sabe daria uma ajuda. Confesso, já pedi perdão, então é bola pra frente.
    Não dá para criticar católicos ou outros religiosos, porque entre os protestantes estamos cheios de objetos místicos, de ceia que se abençoa (aff), a ir ao monte porquestra lá a oração tem mais poder (será que a altitude ajuda?).

    Daria pra fazer uma parte 2, de tanta coisa que ainda existe para falar. Parabéns pelo tema. Ah…. me diverti muito, e minha mãe entendeu no final que era pra rir e não se escandalizar…

    • Thiago_Ibrahim

      Ufa, ainda bem que ela entendeu. Hahahaha! Tava preocupado. :/

      • Silvana Oliveira E Silva

        Minha mãe fica falando no meio do episódio, por isso demorou pra entender o espírito da coisa rsrsrs

  • Se Cristo tivesse vindo no século XX seria assim.

  • Victor Alexandre

    O Thiago comentou que foi visitar a Catedral da Sé. Fui lá semana
    passada e vi algo curioso. Na parte da frente, no canto esquerdo, tem
    uma imagem de Jesus em tamanho real DENTRO DE UM CAIXÃO de vidro!!! Não
    entendi nada, alguém saberia me explicar pq Jesus estaria dentro de um
    caixão?!

    Espero que nossos irmãos católicos não parem de ouvir o NB depois desse episódio hahahahah

    • Davi Luna

      avemaria

  • Lourival Gonçalves

    O @daviluna7:disqus entrando no Bar pra comprar Kinder ovo me lembrou o Chapolin entrando no Bar e pedindo leite.kkkk

  • Lourival Gonçalves

    Gostaria de saber quem vai levar o Prêmio Bundovisk do Episódio?kkk

    • Lourival Gonçalves

      Eu voto no @daviluna7:disqus.kkkk.Medroso hen.kkkkkk

      • Davi Luna

        kkkkkkkkkk aceito

        • Lourival Gonçalves

          @daviluna7:disqus, quando era criança você brincava de Estátua?kkkk

  • Amanda C

    hahahahahhahahah thiago, ri muito na piada do edir macedo! #confessoqueri

  • Atualmente, não tenho nada relacionado a isso. Também não tenho problemas com isso. Passo embaixo de escadas sem problemas, por exemplo. Quando temos Deus “ao nosso lado”, não precisamos nem do óleo ungido. Só Ele já nos basta.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Caraca mano, o @daviluna7:disqus tem muito medo… hahahahaha

    Não tenho problema com essas coisas não, só não chego nem perto da encruzilhada, não passo embaixo de escada e sempre ando com um trevo de quatro folhas e um pé de coelho pra garantir, no mais to susse…

    uashuashusahusuhas