Delas #07 – Vaidade

No Barquinho julho 24, 2015 39

Bem-vindo ao Delas!

Este é o podcast Delas, e dessa vez Jaqueline Lima, Laís D’Andrea, Sara Martins e Renata Melanias unem-se para falar do que mais diz o pregador!

Nesse podcast você vai refletir com a gente sobre o real significado de Vaidade, vai descobrir se quem se maquia é Jeza mesmo e vai aprender que cada um é cada um e cada qual é cada qual!

Como a gente deve interpretar 1 Timóteo 2:9? E 1 Pedro 3:3?

Moda cristã, identidade e Bíblia… Tudo isso e muito mais aqui no Delas!

E lembre-se: os comentários são o seu espaço para deixar dúvidas, críticas e sugestões! Continue sendo um(a) lindo(a) e educado(a) ouvinte e use esse espaço com respeito e responsabilidade! ♥

Podcasts Relacionados:
– Ouça o último No Barquinho: #NB89 – Mas e se…? e o #NBPipoca: Divertida mente
– Ouça o último À Deriva: #AD20 – Em um bar

Textos comentados no episódio:
– “O livro de Eclesiastes e o mundo pós-moderno”, por Denis Monteiro
– “O adorno da mulher cristã: proibição ou privilégio
– “O perigo que mora dentro de nós”, por Renato César

Duração: 51min13s 
ZIP: para baixar o podcast zipado, clique aqui!

Edição: Thiago Ibrahim
Arte da vitrine: Daniel Sas (portfolio)
Inspiração para a vitrine: Kamila França

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E MENSAGENS
Envie sua epístola para: delas@nobarquinho.com
Acesse nosso Twitter @PodcastDelas, ou ainda nosso Facebook fb.com/PodcastDelas

QUER ADICIONAR O FEED NO SEU AGREGADOR RSS?
Adicione nosso feed: delas.nobarquinho.com

ASSINE O “DELAS” NO ITUNES:
Acesse em: https://itunes.apple.com/br/podcast/delas-podcast/

Você vai gostar também desses aqui:

  • André Lopes

    finalmente

    • Jaqueline Lima

      <3

      • André Lopes

        fui o primeiro, olha a vaidade!

        • Gabriel Silva

          kkk

  • Line Rocha

    Aeeeeeee!!!

  • Erik de Oliveira

    Ouviremos.

  • Danyelle Falcão

    Aeew! Finalmente! Ouvindo em 3, 2, 1… Um salve pro Dan, ficou linda a arte!

    • Concordo.. Não, pera… GWHAHAHAHHAHA!

      • Danyelle Falcão

        Olha a vaidade.. haha

  • Manoella Ferreira

    Aêêêêêêêêêêêêêêê…finalmente!!! o/

  • Letícia Akemi Itinose

    Aeeeeeee! Finalmente chegou a vez Delas!! <3

  • Bella Garcia

    ouvindo e amando…
    Entendedores.. entenderaum

  • Danyelle Falcão

    Pod excelente! Foi bem curtinho, mas teve muito conteúdo, referencias, como a Sara disse, ta bem crente! rs

    Quanto ao assunto, acredito que é tudo uma questão de relacionamento, intimidade que temos com Deus, o tempo que passamos tentando entender o que Deus espera de nossas atitudes através de sua palavra, e se tratando de modo de vestir, por exemplo, você se perguntar, Jesus sairia comigo vestida assim? Eu sempre faço isso, e nossa, sempre funciona! O Espirito Santo da aquele cutucada. E assim a gente vai amadurecendo.
    Quanto a opinião dos outros, as irmazinhas que ficam falando que vc repete roupa, ou que tem um estilo estranho, mais humilde ou mais extravagante, eu penso que, são os outros e eu não estarei la com eles na hora do julgamento, cada um prestará contas de si mesmo, então, não perco tempo com isso. Se eu to bem com Deus, é o suficiente. Gosto de citar Rm 14:22 nesses casos.
    Concluindo, de todos os pontos relacionados a vaidade, acredito que o mais difícil de administrar realmente, são as intenções do nosso coração sobre nossos atos, o porque de estarmos nos dedicando tanto a uma coisa, é pra glória de Deus mesmo? ou pra minha? Se tivermos o hábito de sempre estar nos examinando, nos questionando, os conflitos internos e externos com certeza serão bem menores.

    Por fim, já dizia nosso belíssimo Salomão… Tudo é vaidade.

    Um abraço de pandinha meninas! Que Deus abençoe a todas com muita sabedoria e perseverança para levar a mensagem do evangelho a toda criatura.

  • Roberta

    Muito bom meninas, parabéns! Ri pra caramba rss, mas foi muito edificante também.

    Beijos.

  • Amanda S. Vilhagra

    Ficou ótimo meninas, amei e me diverti muito!! Beijinhos

  • Kamila França

    Aeeehhhh, Delas chegou!
    Senti saudades…
    Ameeeei essa vitrine, sem qualquer vaidade… <3

    Gostei da forma que vocês descreveram a vaidade inclusive, o sentido diferente do que costumamos ouvir, diferente do relacionado a estética. Infelizmente a maior parte dos nossos atos tem um tanto de vaidade mesmo, e quando não damos a essência correta pras coisas e o propósito verdadeiro infelizmente as coisas se tornam vãs por elas mesmas como em Eclesiastes tanto fala. Acho que isso está ligado um pouco ao egoísmo e ao hedonismo, pois priorizamos nossa vontade, nosso prazer e nossa satisfação em ter, ser ou conseguir algo simplesmente por vaidade. Deus abençoe vocês, meninas!
    E oro para que continuem sabendo que abençoam muitas pessoas com essas conversas informais e pequenas porções da cosmovisão de vocês.
    Obrigada por mais um Delas!
    Beijos,
    Kah

  • Bom tema! Quero dividir minha visão sobre o assunto e saber de suas opiniões.

    Sempre analisei a vaidade sob duas perspectivas diante da Bíblia: textos que falam sobre coisas que classificamos como vaidade e textos que falam sobre a palavra vaidade.

    No geral, textos que falam sobre coisas que classificamos como vaidade podem ser interpretados da forma que você explicaram muito bem no programa. Ou seja, tais textos não condenam o uso de “enfeites”, mas condenam os excessos e exaltam o valor da moral e da espiritualidade.

    Já nos textos que falam sobre a palavra vaidade, sempre que os leio eu enxergo essa palavra com o significado de “algo passageiro, que não dura, que é de pouco valor, que não permanece”. Enxergo essa palavra como uma (entre muitas) que foi tendo seu significado alterado com o passar do tempo, até porque isso é comum em nosso idioma. Outra palavra que cai em caso semelhante é caridade, que hoje é enxergada como significando esmola e em outro tempo significava amor. Então, enxergando a palavra vaidade nesse contexto que eu citei, as coisas ligadas à vaidade são passageiras e de pouco valor. No entanto isso não significa que são coisas erradas ou pecaminosas por si só. Usar uma trança ou uma joia, por si só, não são é pecado apesar de ser um tipo de vaidade, desde que seja uma vaidade consciente e moderada. “Uso isso para me sentir bem e ter boa aparência, mas isso não me faz uma pessoa especial”.

    Sendo assim, me atrevo a dizer que a vaidade por si só não é pecado. [POLÊMICA!] Se achar bonito, inteligente, capaz, isso é vaidade, nem por isso pecado. Me desculpem, mas não vejo base bíblica para classificá-la como pecado. Acredito que ela só é considerada pecado por causa de a Igreja Católica a enxergar com maus olhos e a incluir na sua lista de pecados capitais – lista essa que não está escrita na Bíblia. [POLÊMICA!]

    O problema e o pecado está quando a vaidade toma proporções de soberba. Sim, a soberba inegavelmente é pecado. Se achar melhor, se achar superior, se achar o tal, tudo isso é soberba e, sim, pecado. E demonstrar esse sentimento de soberba para as outras pessoas leva a outro pecado: arrogância. “Eu sou melhor que você”.

    Se possível, comentem. Abração!

  • Boa discussão meninas! Assim como vocês comentaram, vejo que a vaidade vai além do que apenas o exterior.
    Sobre 1 Tm 2:9, entendo que não é simplesmente sobre o modo de vestir da mulher, mas fala sobre o “recato” como um geral, ou seja, fazer algo para chamar atenção para si. Nesse ponto, qualquer coisa pode se encaixar, até mesmo fazer uma tatuagem. Entendo que, indiferente do gênero, a pessoa deve buscar fazer as coisas para Deus, e não para si. Sendo assim, não vejo problema a pessoa ter um carro do ano, por exemplo, mas se comprou pra “ostentar”, ai tá muito errado hehehe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Caio Duarte

    Ê Jaque, esqueceu meu nome e o da Karoliny na hora de mandar o beijo hahahaha Mas valeu! Ouvindo o POD aqui meninas.
    Ps. Gosto muito do Delas. Vocês estão passando a frente dos donos da casa. 😉

  • Rogerio Macedo

    Meninas, assemble!

  • Rogerio Macedo

    Assunto pertinente, apesar de parecer clichê. O contexto evangélico atual, e não somente este, mas como a sociedade em geral, tenta estabelecer padrões de beleza que as mulheres devem seguir. Porém, entendo que o viés evangélico (não no geral, mas em boa parte das igrejas) tratam com muita falta de empatia a preferência feminina pela maneira de se arrumar, o que pode se tornar doentio se chegar a um nível muito extremo. Os conselhos que vocês deram é de muita valia para que caiam as escamas dos olhos de muitas que seguem regras sem sentido de lideranças sem noção.

    ENTRETANTO, apesar de ter falado muito de aparência no texto acima, o ponto que vocês citaram sobre vaidade ser aquilo que você pretende exibir aos outros para se achar melhor é de um nível, digamos…SENSACIONAL! Quase ninguém pensa em vaidade como um gesto ou atitude soberba, e o que mais tem neste mundo é este tipo de atitude que desagrada a Deus. Como CRENTE, digo que precisamos VIGIAR para que a vaidade não suba a cabeça.

    É isso, meninas. Parabéns pelo episódio, ficou muito SHOW.

    PS.: Façam o de política. Não vale começar o podcast comentando e deixar só com um gostinho.

  • Afonso Rocha

    vaidade do significado mais superficial ao mais profundo! Vocês são top. Acho que o problema da vaidade relacionado ao homem passa direto pelo carro dele… sério, queria entender a relação de homens e seus carros (eu não tenho um kkk)

    • Jaqueline Lima

      HAHAHA ótima, Afonso.
      Eu dei sorte de encontrar um parceiro completamente desapegado. Mas, essa relação merece um estudo mesmo! haha

    • Nathalia Do Henrique

      Esse padrão não se aplica ao meu digníssimo…pq o pessoa relaxada com o carro!!!!

  • Luana Paulichen

    Meninas

    Iniciando com a questão da política, acho que vale um podcast somente sobre isso, e tbm investir um pouco na questão da cosmovisão cristã aplicada às questões gerais (como a política no caso). Para esse assunto seria interessante inclusive leituras de autores como o Koyzis, Dooyeweerd e Kuyper por conta da amplitude que eles dão à questão (saindo um pouco dessa dicotomia presentes nas nossas bancadas e andando em direção à um diálogo e incorporação da cosmovisão como forma de vida plena).

    Mudando para o assunto da vaidade e da moda gospel, uma jogada de marketing fenomenal (no sentido ruim, claro) por parte dos envolvidos quando tornam algumas coisas ‘santificadas’ em detrimento das outras. Vide exemplo dos produtos eróticos evangélicos…. deprimente.

    parabéns pelo podcast!
    Beijos 🙂

    • Jaqueline Lima

      Massa suas recomendações, Luana!
      Pode indicar textos/livros desses autores pra gente começar a estudá-los?

      • Luana Paulichen

        Sim 🙂

        Do Koyzis o ‘Visões e Ilusões políticas’, editora Vida Nova, vai abordar as principais vertentes políticas e suas implicações teológicas, e no final ele faz uma introdução ao pensamento do Kuyper que já dá pra ter uma base legal. Um dos livros mais famosos dele, “Calvinismo” editora Cultura Cristã, aborda essa questão da vida cristã e da cosmovisão. Do Dooyeweerd, seria legal dar uma pesquisada sobre a “Soberania das Esferas” (o nome que ele deu pro seu pensamento – que inclusive também é citado pelo Koyzis). Dos livros dele em português são “Estado e Soberania” edições Vida Nova e “No crepúsculo do pensamento Ocidental” da editora Hagnos.

        Esse vídeo é do Labri e conta um pouquinho da vida e obra do Kuyper, também é bacana: https://www.youtube.com/watch?v=JJ6ezhTbgSY

        Espero ter ajudado 🙂
        Beijo

  • Fala Galera! Eu congreguei com um pastor que era tão humilde que tinha orgulho de ser humilde! Grande abraço.

    Luis Vulcanis
    http://www.esconderijounderground.com

  • Manoella Ferreira

    Amei o podcast! Quando se trata de Vaidade a gente sempre quer se referir a coisas de aparência né e isso vai muito mais além do que a gente pensa. E ainda mais quando se fala de vaidade sempre sobra para as mulheres por causa de maquiagens e roupas.
    Esse esclareceu muitas coisas, foi ótimo.
    Que Deus continue abençoando. Bjos

  • Gabriela Lopes

    Meninas, show esse podcast!

    Vaidade está nos pequenos detalhes do
    nosso dia a dia, no trabalho, em casa, na empresa. Por isso é sempre
    bom olharmos para nós mesmos e aplicar aquilo que vcs disseram a aí.
    Quais são as nossas motivações ao ajudar alguém? É por mim ou é pela pessoa?
    Super
    importante tomar conta daquilo que temos por dentro antes de mostrar o
    que somos por fora. Ser aquilo que o Senhor quer que sejamos, e não o
    que por limitação humana almejamos ser.

    Vocês arrasam, sempre ♥

  • Pingback: Chegaram os links da semana! - Blog Prosa de Crente()

  • Muito bom, meninas…ótimo podcast.

    Entendo que vaidade está mais de dentro pra fora, do que só de fora, na aparência.
    Infelizmente, há líderes despreparados, não apenas teologicamente, sobre este assunto, mas também na interpretação de textos, textos simples.

    Já acompanho vcs desde o começo e sempre escuto no metrô, por isso, acho que este aqui é meu primeiro comentário pra vcs, já que terminei de ouvir aqui pelo PC resolvi deixar aqui meu incentivo.

    Beijão pra vcs meninas!

  • Lourival Gonçalves

    ouvindo agora

  • Lourival Gonçalves

    Eu uso prendedor de Gravata @disqus_YEuo8I2UNU:disqus kkkkkkkk

  • Lourival Gonçalves

    Vaidade não está nas coisas,mas sim nas motivações do nosso coração” ,@disqus_iWXJPb7Bzj:disqus muito bom.Penso o mesmo.Minha esposa uma vez ou outra passa por esse dilema quando confrontado pelos olhares em nossa igreja.Eita!!, fala Deus!.kkk

  • André Phillipe Oliveira

    Excelente episódio, meninas! Sou fã e creio que isso não é vaidade, rs!

  • Nathalia Do Henrique

    Mais um pra lista!!! Ouvi e curti!!!

  • Mayara Fernanda

    (eu atrasada) Eu começo a pensar na noiva quando me vem o assunto de que mulher não pode se arrumar. em Apocalipse temos exemplos da própria noiva se ataviando e ficando “bonita” para o noivo. O Enfeite na Bíblia não é necessariamente vista como algo pagão. A pessoa que se arruma, se ama, tem amor próprio e reconhece quem ela é perante o Deus que serve. (com humildade né haha) Meninas vocês arrasam, um abraço! bjssssss

  • Cinara Lays

    Sei que o podcast é antigo, mas o assunto é atual kkk

    Enquanto ouvia esse podcast eu refleti muito sobre como anda a minha vaidade kkk
    Gosto muito de andar bem arrumada bem vestida, gosto de me sentir bonita.
    E finais de semana o lugar que eu frequento é na casa de DEUS e vou bem arrumada, pois a semana toda eu andei mal arrumada, toda desleixada como se diz, então quando chega o final de semana eu quero me sentir bem, eu quero esta bonita.
    E enquanto eu ouvia vcs falando sobre a vaidade, eu nunca tinha parado para pensar se eu estou cometendo o pecado da vaidade, se eu estou me arrumando é para me sentir bem comigo mesma ou se é para as outras pessoas.
    Enfim… Confesso que algumas vezes pequei muito, mais agora vou me policiar quanto a isso, e pensar como vcs falaram, “Deus sairia comigo desse jeito.” E tentar não mais cometer esse pecado que para nos mulheres tende a ser mais difícil de controlar.

    Um grande abraço, e que DEUS continuai abençoando a vida de vocês.