#NB82 – Ceia: pra quê?

No Barquinho março 27, 2015 39

Fala discípulo! Pedro Angella, Thiago Ibrahim e Matheus Soares, diretamente do Mar da Galileia, reúnem-se No Barquinho com Cacau Marques e Everton Rocha (Achando Graça) em mais um episódio da série “pra quê”, e dessa vez falam sobre a ceia, seu significado e importância. Ouça e comente!

Duração: 01h41min00s
– Episódio: 00h00min38s
– Epístolas: 01h12min05s
– Extras: 01h36min56s
ZIP: para baixar o podcast zipado, clique aqui!

Edição: Thiago Ibrahim
Arte da vitrine: Daniel Sas (portfolio)

Links relacionados ao podcast:
– Podcast 2 em 1 #54- Crise de Fé
Achando Graça

Links das epístolas:
– #ArrozDeFesta1: Chico Gabriel no Go!Cast #16 – Mundo Sem Tecnologia
– #ArrozDeFesta2: Matheus Soares no GraçaCast #61 – A Crise Maquiada

QUER ADICIONAR O FEED NO SEU AGREGADOR RSS?
Adicione nosso feed: feed.nobarquinho.com

ASSINE O NO BARQUINHO NO ITUNES
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E MENSAGENS NA GARRAFA
Envie sua epístola para: podcast@nobarquinho.com

  • Ciroka

    It’s we on the tape borá escuchar

    • Thiago_Ibrahim

      Não, Ciroka. Você ganhou o Discípulo Desocupado da vez (por segundos)! 😀

  • Adryana Diniz

    comentar aqui pro Thiago para de reclamar dizendo que nunca comento!!!!

    • Thiago_Ibrahim

      Perdeu o Discípulo Desocupado por segundos! 😉

      • Adryana Diniz

        vou ganhar um beijo do Mateus se tiver esse título??? aí vai valer a pena!

  • Ciroka

    Caracas mano isso o passa por eu quase não entrar no site mas tá vale vou ganhar beijo do mathew pelo menos

  • Nara Helen

    Quaaasssee fui a discípula desocupada, traveeee. Na próxima serie melhor. ouvindo cast em 3,2,1

  • Gabriel Tuller

    quase consegui o discípulo desocupado.. tava escrevendo o comentário no Delas =(

  • Leandro Carvalho

    Comentado aqui pela primeira vez. bora ouvir o cast.

  • Rafael Souza de Araújo

    Meu primeiro comentário, ainda não tento discípulo desocupado , por estar fazendo a maratona, mais uns 15 eps e tento esse titulo, por enquanto apenas perco titulo de ouvinte ingrato rsrs

  • Primeiramente, essa vitrine ficou míííííticaaaaa!

    Curti o espisódio pessoal. Bom, não tenho muito o que acrescentar, mas sempre vai faltar coisa, ou poderia ser adicionado mais, porém sei que o tempo é curto. Gostei que vocês deram espaço pra comentar sobre quem pode participar da ceia. É algo que debatemos recentemente na liderança da igreja que participo. Atualmente, não proibimos, mas instruímos para que as pessoas só participem se realmente entendem a ceia.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Lucas Andrade

    MacGyevr tomando ceia mereceu o selo “Ibrahim’s Joke”!

  • Alexandre Milhoranza

    Muito obrigado pela menção honrosa na vitrine! Amo vocês e aguardo ansiosamente pelo dia em que estaremos todos juntos vivendo a plenitude do Reino de Deus que é o aspecto eterno transmitido pela Ceia do Senhor.

    • Seu lyndo!

    • Cacau Marques

      Cada dia sou mais seu fã, mano! Abraço.

  • Danilo Gonçalves

    Eu acho que algum muleque da presbiteriana vivia zonado o Thiago quando ele era criança, porque ele odeia as crianças presbiterianas

  • André Lopes

    Interessante o tema, acho que vale a pena lembrar o caráter comunitário como foi comentado. Seria, como foi, uma vergonha uns passarem fome enquanto outros se embriagarem e se fartarem por não se dividir. Esse ponto, que parece significar o aguardar para comerem juntos, demonstrava que a essência da mesa do Messias era a comunidade, o dividir e a generosidade. Parece que hoje temos os mesmos problemas… Thiago deixa as crianças presbiterianas em paz! Abs, André Lopes

  • Vanusa Lopes

    Thiago não entendi direito a parte,que vc mencionou sobre a judia que pregou na sua igreja,e disse que o costume lá em Israel, era que deixavam um cálice separado que significava que Jesus iria um dia tomar, mas a dúvida é eram os judeus convertidos a Jesus ou os judeus ortodoxos,que aguardam a vinda do messias,a primeira vinda.

  • Lourival Gonçalves

    Posso Molhar o Pão no vinho?kk
    Baixando!

  • André Phillipe Oliveira

    Ótimo episódio. Gostei da participação do Everton. Algo que não foi muito abordado e gostaria de trazer à discussão é a respeito da passagem em que as Testemunhas de Jeová se sustentam na afirmação de que o nosso memorial é feito de forma errada: “E vos afirmo que, de agora em diante, não mais tomarei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o novo vinho, convosco, no Reino de meu Pai” Mateus 26:29.
    De contrapartida, alguns ateus ousam afirmar que este texto se contradiz com 1 Coríntios 11:24 ao 26: “E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
    Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”

    O que vocês acham disso? Um abraço e, mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho!

    • Cacau Marques

      Fala, André! Cara, sobre os TJs eu não compreendi bem. Eles não celebram a ceia? De qualquer forma, os dois questionamentos podem ser respondidos com um argumento só. Os registros dos evangelhos sinóticos e da epístola de Paulo são de décadas depois dos eventos relacionados à vida de Jesus Cristo. Ou seja, quando esses autores escreveram sobre a cerimônia da ceia ela já era praticada nas igrejas tendo sido transmitida oralmente. O intuito desses registros não era o de iniciar uma nova prática, mas de registrar a origem dessa prática que já era comum nas igrejas. Então o texto de Mateus não pode ser tomado como uma descrição de um fenômeno único e as palavras de Jesus não podem significar que não se devia mais tomar a Ceia, mas que ele não a tomaria mais pq não mais estaria com os discípulos para realizá-la.

      Abração brother!

      • André Phillipe Oliveira

        Obrigado, Cacau! Muito boa a explicação; tu é muito abençoado, homem, rsrs! Quanto às TJs… Eles acreditam que apenas os 144 mil podem tomar a Santa Ceia. Tenho dois primos que são TJs e tento os convencer da falsa doutrina mas, ao que parece, eles sofreram uma lavagem cerebral… Só Jesus para lhes abrir os olhos!

        • Cacau Marques

          Não sabia disso! Fiquei tão surpreso com aquela denominação americana que não toma ceia, nunca soube que os Testemunhas de Jeová não tomavam também… hahahah. Valeu por compartilhar isso!

  • Mais um ótimo episódio, para variar! Com relação a quem pode participar da ceia é sempre um assunto controverso. Por exemplo, que estava na ceia com Jesus. Um traidor (Judas), um não convertido (Pedro: Lc 22.32), um meio descrente (Tomé). Na verdade a maioria ainda não havia entendido realmente a missão redentora de Jesus. E muito embora, a bíblia não cite, é bem provável que houvessem nais pessoas ali. Eu entendo que não podemos restringir a participação das pessoas na celebração da ceia do Senhor. Pensamento meu. Grande Abraço!

  • Samuel Vieira

    Apenas sendo melhor 🙂

  • Na Ceia tem Pão?

    Desculpe

  • Só me fala onde está aquele versículo que Jesus fala: Ide à aldeia que está defronte e comprai Maguary. Ouviu, Felipe, é sem álcool.

  • Guilherme Castilho Aires

    Ótimo cast!!
    Alías, o Matheus está parecendo o Thiago neste cast… #piadasruins

  • Nathalye Oliveira

    Hahahaha ri muito, é foi isso mesmo a Jack ia mandar um beijo pra mim e o fato de eu não ter comentando, você disse que não iria mandar o beijo, e além de eu ser mulher eu sou hiper mais hiper sentimental rsss aí comentei rsssss fui falha Realmente já ouvir alguns podcast mas nunca comentei porque nem sabia que dava pra fazer isso rsss, enfim muito edificante esse podcast eu gostei muito, muito coisa que não sabia, como já foi dito que Deus abençoe muito a vida se vocês, pois além de ser edificante dou muita risada e Thiago coitadinho de você viu rssss beijos galera obrigada

  • Lucas Teles

    Amigos, mais uma vez o podcast foi sensacional! Parabéns!

    Fui edificado demais e acredito que mais pessoas foram edificadas.

    Sobre a forma de fazer, na igreja que reúno eu acho bem simples. Servimos o pão e o cálice (vinho, claro) de forma espontânea. A espontaneidade que existe, onde servimos uns aos outros, eu acho muito bacana. Positiva demais. Nossa ceia é semanal. Gosto muito dessa frequência, mas entendo as igrejas que fazem quinzenalmente ou semanalmente. Ainda temos a ceia em horário alternativo: no primeiro domingo do mês realizamos a ceia antes do culto da noite para que quem não pode ir pela manhã participe conosco. Servimos a ceia nas casas dos irmãos que não podem ir à igreja por problema de saúde. Eles se sentem muito felizes.

    Uma coisa que vocês falaram e que faz muito sentido pra mim é que a ceia não é lugar/momento de pedir perdão, ou ficar preocupado em santificar-se durante a semana da ceia. Santificação é um processo contínuo. E a ceia não é desculpa para santificar-se.

    Eu não consigo entender como algumas pessoas deixam de participar da ceia apenas porque alguém que está em pecado está participando. Fico triste com isso. Nós nos colocamos rapidamente como juízes e carrascos. Não exercemos misericórdia e ainda falta o entendimento que a condição de participação é totalmente pessoal, mesmo a ceia tendo o caráter de comunhão com os irmãos e com DEUS. Houve na igreja que reúno uma situação parecida, onde um dos membros se recusava a participar quando um outro ia. Foi terrível.

    Acredito que a ceia deve ser um momento de muita alegria por lembrar-nos que a morte do nosso SALVADOR deu-nos a oportunidade de nos reaproximarmos de DEUS. Entendo quando o Cacau fala do momento de reflexão (talvez até uma certa introspecção) durante a ceia, mas temos que ter cuidado para não transformá-la num momento triste. Precisamos lembrar da morte do SENHOR JESUS com alegria, pois só assim ganhamos vida!

    Mais uma vez os parabenizo pelo cast.

    Estou com o Cacau: É Ceia do SENHOR! 😉

  • Rodrigo Almeida

    Fala galera! Muito bom o episódio. Ficou bem explicado!

    Como todo episodio do NB eu fui edificado e aprendi muito sobre algo que eu tinha um conhecimento raso e agradeço vocês por serem essa porta de benção na minha vida atualmente.

    E que futuramente o thiago possa largar essa perseguição com as crianças presbiterianas hahahahahah

    Abraços e continuem sendo esses maravilhosos instrumentos de Deus nas vidas dos ouvintes o/.

  • Luciano Valério

    Aohh marujos!

    Desde o livro Mosaico Teológico do BT Cast tenho pensado mais sobre a ceia e desde lá a cada domingo de ceia me pergunto se não estou somente cumprindo um ritual religioso ou se realmente entendo o significado daquilo…. E pode parecer bizarro, mas ainda não tenho resposta pra isso, porém esse podcast despertou em mim novamente a vontade/necessidade/desejo/urgência de voltar a pensar na ceia e refletir um pouco mais sobre ela e me questionar se não tenho sido um religioso!

    Obviamente vou ter que ouvir novamente, mas já valeu pelo start que me deu!

    Abraços!!

  • Juliana Norbiato

    OI oi oi amigos, voltei! rsrsrs Para alegria geral da nação (menos, Juliana! Menos… )

    Achei muito interessante todas as perspectivas que revelam as histórias da ceia, santa ceia… enfim, como preferirem.

    Eu sei, lá… Eu Juliana acho que a ceia é muito importante como um memorial. Mas não levo isto tão a sério, sou meio desapegada de rituais…

    =) Inté a próxima, valeeuuuuu..

  • Pingback: Podcast 2 em 1 #57 – O Arquétipo de Jesus | Juntos em 1()

  • Pingback: Podcast 2 em 1 #57 – O Arquétipo de Jesus | Podflix()

  • Pingback: Podcast 2 em 1 #57 - O Arquétipo de Jesus - No Barquinho()