#NB80 – Estante: Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno

No Barquinho fevereiro 27, 2015 54

Fala discípulo! Pedro Angella, Thiago Ibrahim e Matheus Soares, diretamente do Mar da Galileia, reúnem-se No Barquinho e, dessa vez, dissecam, na série Estante, o livro “Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno“, de Edward T. Welch, publicado pela Editora Batista Regular (EBR).

Neste #NB, os marujos contam suas experiências de leitura, comentam alguns pontos levantados pelo autor e, pra fechar, dão suas notas para o livro.

Se interessou pelo livro? Pra comprar, basta CLICAR AQUI!

Compre o livro aqui!

Duração: 01h20min00s
– Episódio: 00h00min38s
– Epístolas: 00h56min00s
– Extras: 01h15min54s
ZIP: para baixar o podcast zipado, clique aqui!

Edição: Pedro Angella
Arte da vitrine: Daniel Sas (portfolio)

Playlist das músicas deste episódio: http://bit.ly/NB80Playlist

Links relacionados ao podcast:
– Combatendo o temor de homens | Leandro B. Peixoto

Links das epístolas:
– ArrozDeFesta1: Pedro no Podcast 2 em 1 #54 – Crise de Fé
– ArrozDeFesta2: Jaqueline Lima no GraçaPop #01 – Análises sobre o Oscar 2015

QUER ADICIONAR O FEED NO SEU AGREGADOR RSS?
Adicione nosso feed: feed.nobarquinho.com

ASSINE O NO BARQUINHO NO ITUNES
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E MENSAGENS NA GARRAFA
Envie sua epístola para: podcast@nobarquinho.com

  • Gabriel Tuller

    Discípulo desocupado!

  • Welber Martins

    Vamo v

  • André Phillipe Oliveira

    Gostei muito do podcast. Que tenhamos sempre o TEMOR DE DEUS em nossos corações, não deixando de lado também o TEMOR DO HOMEM, pois também é necessário, vivendo assim, um evangelho melhor! Um abraço galera!

    • André Phillipe Oliveira

      Bom pessoal, escrevi rapidamente quando estava quase saindo da empresa e não poderia deixar de fazer isso por motivos óbvios, rs mas não poderia deixar de explicar minha colocação. São tantas coisas pra falar, tantas lições que a gente acaba se perdendo em pensamentos mas tentarei sintetizar um pouco do que entendi. Vamos lá…
      Primeiro, parabéns ao Pedro pela edição principalmente por ter colocado a música “Não Fale” de Os Arrais. Essa música resume e fecha com chave de ouro a ideia do episódio.
      Percebi que esse livro é uma espécie de “O Desafio de Amar” (À Prova de Fogo) mas só terei certeza depois de receber o meu, HAHAHA…
      Bem, em relação ao termo “temer a Deus” ou “temor de Deus” é estar debaixo da vontade dele, o que trás a ideia de respeito, obediência e isso parece ser bem explicado no livro. Quanto ao temor do homem no sentido colocado no livro, remete à diminuir a Deus e o enaltecimento do papel do homem, cultuando-o. Um exemplo muito claro é o do antropocentrismo exacerbado que vemos hoje. No Brasil podemos ver fiéis, principalmente os adeptos de igrejas neopentecostais, transferindo o poder, quiçá a glória de Deus ao homem e este, por sua vez, prega a prosperidade e o poder, deixando de lado a Cruz e o sacrifício de Jesus, a salvação e vida eterna, fazendo de seus discípulos, grandes marionetes que enchem seus cofres e contas bancárias através de um conteúdo apelativo e persuasivo. É como diz a música – dos novamente citados – de Os Arrais: “O exaltado e rico, arrogante e orgulhoso que estão no escuro. Em mansões construídas no abuso do pobre: a Luz ressurgirá”.
      Além disso tem a questão da aceitação, certo?! Pessoas que querem sempre estar em destaque, que cantam “eu NECESSITO ser reconhecido por alguém”. Aqueles que precisam do outro para se auto-afirmarem, precisam de fotos com mais de 100 likes nas redes sociais e etc, esquecendo que “o homem é lobo do próprio homem” (Thomas Hobbes).
      Por fim, eu acredito que temos que temer a Deus acima de todas as coisas e ao homem, dar o respeito e recebe-lo (respeito) em troca – nesse sentido eu abordo a questão de também temer ao homem – abrangendo algo além do exposto no livro para não confundirmos as coisa.
      Fechando meu comentário, deixo um versículo que fala muito ao meu coração e lança fora toda dúvida: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Provérbios 9:10.

      Um abraço.

  • João Victor Melo Vieira

    Infelizmente Não cheguei a tempo de ser o primeiro a comentar mas achei um ótimo pod apesar de não me interessar muito pelo assunto

    • Como assim “não se interessar pelo assunto”?

      • João Victor Melo Vieira

        Porque normalmente me interesso mais pelos temas descontraídos, tirando muitas vezes conclusões precipitadas pelos demais temas.

  • Ivonete Proença

    Excelente podcast, gostei muito do tema, me fez refletir muito enquanto ouvia, vou querer comprar este livro!

  • Welber Martins

    Agente ñ theme o homem agente teme a Deus

  • Luciana Santos

    O BOOOOZOOOOOOOOO!!!!!!!

    (eu demoro pra comentar mas ouço tudo, gente!)

    • Thiago_Ibrahim

      E sobre o podcast, Luciana? Gostou do tema?

  • Vinicius Sirvinskas Ferreira

    Olha ai!!! Venderam muito bem o livro… Hehehe… Estou realmente cogitando comprar. E o mais importante, conseguiram manter o podcast com um conteúdo relevante e atrativo. Mereceram essa patrocínio e merecem muitos outros.

    Obs.: dando o braço a torcer e reinstalando o Viber para acompanhar o No Barquinho em mais outra frente. Entendi melhor o significado do grupo quando vcs explicaram… Bom, vou lá dar uma espiadinha.

    Abs.

    • Aí sim Vinicius. Se for comprar o livro não esquece de usar o nosso link http://bit.ly/QuandoAsPessoas para ajudar essa embarcação. Valeu!

      • Vinicius Sirvinskas Ferreira

        Que incrível! O Bozo!!!!!! Sensacional…

        Pessoal, o preço não corresponde mais ao mostrado no banner.

        • Pedro Angella

          Já foi consertado, Vinicius. Voltou ao preço original.
          Valeu pelo toque! 😉

  • Lourival Gonçalves

    Opa!cheguei!baixando

  • João Lucas dos Santos

    abandone o TEMOR DO HOMEM e TENHA TEMOR DE DEUS!

  • Lucas Santos

    Sobre o livro, fiquei com vontade de comprar, pelo que falaram é a mesma coisa de quando ouço alguma pregação do Paulo Cappelletti ou Paulo Junior entre outros… aquele sentimento de que eu preciso melhorar MUITOOOO ainda como Cristão. E qualquer coisa baseada no evangelho precisa causar justamente um desconforto, precisa ser algo para você olhar no espelho e fazer você sentir que você não está sendo o seu melhor pra Deus, ou que sua vida ainda não está mostrando todo o Amor de Deus. Afinal de contas o amor de Deus nos constrange não é mesmo, se não constranger, se você olhar o evangelho e não identificar que você precisa mudar pelo menos um pouquinho…bom melhor você começar a Examinar-se seriamente…o comodismo acaba nos afastando de Deus. Só pra finalizar e complementar, lembrei de uma frase do Paul Washer “A evidência de que um dia você recebeu a salvação é que continua se arrependendo e crescendo em Cristo.”

    Ps. Os arrais o/ Show!

  • Lourival Gonçalves

    Nunca tinha ouvido falar no livro e no autor.Pedro falando da análise do livro dando 2 peixes e 2 pães,me vejo lendo a Bíblia e me pergunto quantos pães e peixes ela me daria.O @pedroangella:disqus fez essa análise ao dizer que o livro nos confronta,ele nos deixa mal,ou seja,os 2 peixes e os 2 pães é pra quem leu o Livro,é pra mim que ouvi o podcast,e pra quem lê a Bíblia.Ótimo Podcast pessoal.

    • Pedro Angella

      A minha nota foi muito mais uma expressão do sentimento que o livro traz do que uma real avaliação da nota em si!
      O livro é ótimo, e daria uns 4,5 pães facilmente! 😉

  • Rodrigo Almeida

    Eu estava procurando podcasts bíblicos faz algum tempo e me deparei com esse episódio que foi o que eu procurava

    • Bem vindo à embarcação!

    • Thiago_Ibrahim

      Rodrigo, seja bem-vindo. Bom saber que você foi abençoado. Espero que você goste dos nossos outros episódios também, cara.

      Obrigado por vir aqui comentar e a gente agradece a sua divulgação. 🙂

  • Muito bom. Já coloquei este livro em minha lista para este ano. Grande abraço.

  • Daphne Coelho

    Acho que descobri qual livro o Thiago queria que a Sara lesse (que ela comentou no Delas)! Hahaha

    Achei muito interessante o assunto e excelente a proposta do livro. No começo achei que ia ser chato porque eu não tinha lido o livro e por que nunca tinha ouvido falar, mas no fim foi um ótimo episódio. o/

    Bjos!

    • Pedro Angella

      Daphne, a ideia dos podcasts Estante e CineGalileia é justamente trazer a discussão principal do livro/filme pro podcast, pra que todo mundo possa participar! E aí, se quiser ter mais propriedade, é só ir lá em http://bit.ly/QuandoAsPessoas e comprar o livro! $$$

      Sobre o livro que a Sara mencionou no Delas, ele chama-se Auto-Estima, não é este livro que resenhamos no podcast, não! 😉

      • Daphne Coelho

        Hahaha nossa, que coincidência!! ;P

        • Jaqueline Lima

          Daphne, o livro se chama “Auto-Estima: Uma Perspectiva Bíblica” e é do Jay E. Adams.

          Eles pegam em pontos semelhantes, mas esse vai tratar apenas da questão da auto-estima.

          🙂

    • Thiago_Ibrahim

      Acredito que os dois livros se complementam, Daphne. 🙂

  • Puts! So pelos comentarios no podcast sobre o livro ja fiquei doido, se eu ler esse livro vou querer ir morar numa caverna.

  • Adriana

    Nova por aqui…
    Que galera legaaal! Rs…

    Vou indicar!
    Grande abraço a todos!

    • Indique para PELO MENOS cinco pessoas.

      • Adriana

        Indicarei, com certeza!

        Parabéns pelo trabalho.
        Abs!

    • Thiago_Ibrahim

      Oi, Adriana! Seja bem-vinda e obrigado por nos indicar!

      • Adriana

        Obrigada, Thiago! 🙂

  • Gabriella Lopes

    Livro comprado com sucesso o/ 🙂

    Adorei o podcast, super edificante e estou hiper ansiosa para ler o livro.

    Sou grata a Deus por Ele insistir em nos confrontar a sermos servos e irmãos melhores, através de vocês.

     Encerro meu comentário, para não pagar mais mico por aqui rsrs

     Abraços, e que Deus continue abençoando vocês!

  • Ariel Jaeger

    Cara que episódio sensacional.

    Fui bem tocado e agora quero comprar o livro hahaha

    E cara, alguém precisa desenhar o Thiago de testemunha de jeová cantando
    Domingo de Manhã na porta do Matheus kkkkk

    Excelente gente parabéns!

  • Ariel Jaeger

    Cara que episódio sensacional.

    Fui bem tocado e agora quero comprar o livro hahaha

    E cara, alguém precisa desenhar o Thiago de testemunha de jeová cantando
    Domingo de Manhã na porta do Matheus kkkkk

    Excelente gente parabéns!

    • Sempre bom ver vc por aqui Ariel, abraço!

      • Ariel Jaeger

        Tamo junto!

  • Fala pessoal! Muito bom o episódio, ou melhor, deve ser muito bom o livro, já que vocês falaram sobre ele. Interessante essa ideia de colocar as pessoas na frente de Deus. Que possamos ficar atentos a isso e deixar Deus sempre em primeiro lugar, como vocês comentaram.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Thiago_Ibrahim

      Valeu, Eddie!

      Bom saber que servimos pra edificar a sua vida. 🙂

  • Tô lendo o livro “O que Jesus espera dos seus seguidores” do John Piper. E ele trata muito disso né, de satisfação em Cristo, amor, essas coisas, e achei algumas relações com esse livro aí. E eu tô bem triste com a minha vida depois dessas coisas, mas é sempre bom, né. A própria bíblia diz que o rosto triste, melhora o coração. Faz parte.

    • “A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” 2 Coríntios 7:9

  • Fala, galera!

    Fiquei curioso e interessado pela leitura do livro. Impressão minha ou esse é o mesmo livro que as meninas no episódio 2 do Delas comentaram não ter curtido?

    Bom, preciso fazer um elogio aqui. Passei alguns meses sem ouvir o podcast de vocês e ao ouvir os mais recentes tive uma bela surpresa na edição do áudio. Está impecável! As trilhas foram modernizadas, alguns detalhes da forma como elas são usadas ficaram muito legais e as vinhetas ficaram show! E pra fechar com chave de ouro o conteúdo apresentado continua top.

    Abraço!

    • Bem vindo de volta, filho pródigo. O livro não é o mesmo, a @disqus_iWXJPb7Bzj:disqus já respondeu aqui nos comentários que o que foi citado no Delas foi “Auto-Estima: Uma Perspectiva Bíblica” e é do Jay E. Adams.

      Valeu!

  • Daniel Cazé

    Bom Pod, e um peixe pro Pedro que deu poucos pães, porque ficou tristinho… rsrsr… pelo menos ele não ficou com medo do que as pessoas iam pensar quando desse 2 pães… abs

    • Pedro Angella

      Foi uma nota emotiva, @danielcaz:disqus! :/

  • Nathalye Oliveira

    Sensacional , deu pra refletir em muitas coisas , e compramos o livro, quando eu terminar de ler volto aqui rs *-*

  • Jorge Neto

    Só pelo comentário da tripulação o meu couro ardeu freneticamente, vou comprar o livro e em breve deixarei meu comentário a respeito, muito obrigado pela iniciativa, espero poder ouvir mais NB ESTANTE.