#NB62 – Estante: Crer é Também Pensar

No Barquinho maio 30, 2014 24

Fala discípulo! PedroThiago e Matheus, diretamente do Mar da Galileia, se reúnem No Barquinho com os tripulantes Alexfábio Custódio e Jaqueline Lima para discutir o livro de John Stott: Crer é Também Pensar. Escute, leia e discuta conosco os temas tratados neste livro; dê sua nota e comente o que achou nos comentários logo abaixo!

Duração: 1h13min

Vitrine por Daniel Sas. Acesse o portfolio do nosso vitrinista!

Links comentados no episódio:

Links comentados nas epístolas:

Você também pode participar dessa discussão! É só entrar em contato com a gente!
Email: podcast@nobarquinho.com
Twitter: nobarquinho.com/twitter
Facebook: nobarquinho.com/facebook
Google+: nobarquinho.com/g+
Instagram: nobarquinho.com/instagram

Siga também os marujos no Twitter: @PedroAngella@thiagoibrahim e @matheusmsoares

Assine o nosso feed e receba as atualizações num leitor de RSS / aplicativo para smartphone: http://feed.nobarquinho.com
Para assinar direto pelo iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/id490144590

Você também pode escutar os podcasts através dos agregadores de podcast!
Acesse:
 Youtuner:  youtuner.co/channel/nobarquinho.com Podflix: podflix.com.br/beta/nobarquinho

Para ouvir o podcast no PC clique num dos players abaixo ou faça o download do arquivo para ouvir em seu aparelho mp3/mp4 (Para fazer download clique com o botão direito do mouse em “Download” e “Salvar link como”).

Se preferir, faça o download da versão zipada AQUI.

  • Caramba!!!! John Stott é fantástico. Lembro-me que quando me converti, li um livro dele sobre pregação. Anos depois, me deparei com este livro que recomendo a todas as pessoas que precisam ser (literalmente) libertas de uma perspectiva alienada da fé cristã! Parabéns pelo excelente episódio! Queria intervir e aplaudir o tempo todo!

    Abraço a todos!

    Ivandro Menezes

    • alexfabio

      Logo cedo tinha uns cabra desocupados! #Winner

  • Lourival Gonçalves

    Hoje eu estava ocupado.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • João Lucas dos Santos

    Rapaz!!!!
    Altíssimo nível.
    Gostaria de deixar aqui uma dica para assunto para um podcast: Amizade em C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.

    Graça e Paz!

  • riba_n

    Fiquei feliz pelo tema do podcast. John Stott é um dos meus preferidos também dentre os autores cristãos. Comecei pelo último livro dele e já vi que homem de Deus.

    Valeu pela citação sobre o filme 🙂 Depois me contei o que acharam e tal

  • Muito interessante o episódio pessoal. Ou melhor, o livro comentado no episódio. Me senti motivado a ler o livro. Talvez quando eu terminar de ler todos os outros que tenho aqui na fila pra ler eu compro esse ai. Mas vocês me convenceram que o livro é bom 😛

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Ricardo Soares

    Opa ja tava ficando com saudades de vcs

  • Suzana Rodrigues

    Esse livro é ótimo! É um que está na minha mini-biblioteca e que gostei muito. 🙂
    Vou ouvir o podcast e depois volto pra comentar mais.

    P.S.: Esse foi meu 1o comentário na história do nobarquinho.com. Apesar de ter feito maratona e ser ouvinte fiel desde então, não sou comentadora fiel… Vou tentar mudar isso. 😉

  • Ainda não li o livro, mas comentando apenas algo que fica muito em minha mente sobre o assunto.

    Paulo (em 1 Coríntios), fala que Deus nos deu o Espírito para entendermos todas as coisas que Deus nos tem dado, e que nós temos a mente de Cristo.
    Vejo que é somente por isso que temos a capacidade pra pensar, mas nem por nós mesmos, ou por conta própria realmente. Sem Cristo nada podemos fazer.

    Também vemos que devemos ter o mesmo Espírito, a mesma mente, a mesma atitude… Sei lá, é tudo tão integrado, tão UNO, que não estar andando em Cristo e dentro daquela sua vontade revelada é o que faz agirmos, pensarmos, sentirmos, enfim, vivermos, de uma forma tão errada.

    Crer é também pensar, e só pensamos adequadamente porque cremos.
    Não tem como fugir disso.

  • Rodrigo mutante

    Não sou “evangélico”, sou católico e me identifiquei muito com o pensamento dos tripulantes, estou aprendendo muito com vocês e espero que permaneçam com esse clima de ensinamento com bom humor e alegria pois acredito que nosso senhor é alegria e não um conjunto de ritos (senta, levanta, benção, senta, homilia, levanta, mea culpa, senta etc…), conhecimento e não fé cega e vida em sociedade ! Descobri vocês e o BTcast juntos e fica difícil saber qual é o melhor. abraços Rodrigo Mutante, Nova Iguaçu!

  • Suzana Rodrigues

    Curti muito esse episódio!

    Lembro que na minha leitura desse livro me marcou muito quando o Stott contou sobre alguém que falou que caso tivesse apenas 3 anos pra um ministério, gastaria 2 anos estudando e 1 executando o trabalho.
    A gente, normalmente, quer partir pra ação sem pensar muito, mas esse tempo de preparo, capacitação e estudo faz muita diferença. Cada coisa tem seu tempo. Isso serviu pra mim até na faculdade… Já que eu faço engenharia, eu tive muitas disciplinas com cálculos, fórmulas, e quando eu ia me preparar para as provas, eu ficava ansiosa pra sair usando as fórmulas e achando os resultados logo, rs. Mas quando eu tentava resolver os problemas sem ter estudado bem os fundamentos daquelas fórmulas e em que situação eu devia usar cada uma, eu travava, não conseguia resolver… E isso acontece em várias situações. Temos essa ansiedade por sair fazendo as coisas e não gastamos um tempo queimando um pouco de fosfato (pensando) antes de fazer. Dessa forma os resultados não são tão bons quanto seriam se fosse algo mais pensado.
    Mas é perigoso também ficar pensando demais, ficar muito na teoria e não fazer nada, rs. Equilíbrio sempre é bom! =)

    E a Intervarsity que o Pedro falou que viu que o Stott fez parte, é como se fosse a ABU dos Estados Unidos. Uh! É ABU! Sou ABUense de carteirinha. Hehe =D

    Abraços, marujos!

  • André Lopes

    Opa, vou baixar… John Stott é muito profundo. abraço, André Lopes

  • Yane

    Excelente episódio pessoal! Já tenho alguns livros do John Stott, mas não conhecia esse ainda. Já está na minha mini gigante listinha de livros que quero 😉 hahahaha

    xero!

  • Erik de Oliveira

    Muito bom esse podcast! Parabéns!
    John Stott é realmente demais, e seus livros extremamente confrontantes. O fórum sobre o livro “Discípulo Radical” que aconteceu no Missão na Íntegra foi um dos melhores que já vi: recomendo!

    Abraços!

  • Jean Correa

    Muito bom o pod. Ainda não li este livro do Stott, mas já entrou na lista de mais desejados.

    O que vocês discutiram nesse episódio casa muito bem com o que o Pr. Stan Toler escreveu:

    “Como cristãos, temos de entregar a mente de forma que Jesus se torne o dono do modo como pensamos. Mas entregar a mente não significa que paramos de pensar. Nada disso. Os cristãos podem e devem estar entre as pessoas mais lógicas, racionais e intelectualmente curiosas do mundo. Lembre de que Deus criou a mente, e ele espera que a usemos no máximo das nossas habilidades!”

  • Carla Gomes

    Nossa tempos que não apareço por aqui. Ainda não li o livro, mas depois de ouvir vocês falando sobre ele fiquei com muita vontade de ler. Já está na minha lista. É muito interessante essa ideia de que se Deus nos criou seres pensantes com um propósito, e como muitas vezes deixamos esse detalhe de lado em nossas vidas, não entendendo que quando estamos pensando, e temos intimidade com Deus, nosso pensamento está sincronizado com a vontade de Deus. Parabéns pelo ótimo pod, e com certeza valeu a pena “tirar” 1 hora do meu dia para ouvir vocês, esses momentos sempre acrescentam muito em minha vida.

  • Wesllipe Fellipe

    Olá, marinheiros.
    Sou Wesley (Wesllipe), moro aqui em Boca da Mata- Alagoas.
    Confesso que já estava afim de ler algo de John Stott, aí vocês fazem esse episódio que me deixaram super-afim. Vou comprar meu exemplar Crer é Também Pensar e outros.
    Até mais ver, e para vocês eu deixo o beijo do Mateus. ( sempre quis fazer isso, hahaha).

  • Fernanda R. Fernandes Piper

    Você mandaram muito bem nesse podcast!
    Já estou providenciando o livro para poder aprender ainda mais… até acho que vou adquirir também algum livro do John Piper, pq, embora tenhamos o mesmo sobrenome, nunca li nada dele…
    Tenho que mencionar aqui que a Jaqueline foi ótima e todas as colocações que ela fez, tanto no NB #062, quanto no GraçaCast#40… Jaque, tô virando sua fã! =)
    Abraços marinheiros!

  • Lourival Gonçalves

    Muito bom o pod.Lembrei desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AC8jb3SP3YE
    .Penso que temos bons indícios de mudanças com relação a esse assunto assunto

  • Abner Melanias

    Galera,

    Faz um tempo que não comentava aqui… isso não quer dizer que não sou ouvinte contumaz de vcs, hehehehe. Então pq comentar nesse? Simples, pq John Stott merece e esse livro tb.
    Mais uma vez, vcs conseguem falar de um tema saindo um pouco da condução nostálgica que geralmente fazem (ok, isso é um elogio, certo?).
    Ah! Outra coisa é o conteúdo com tempo enxuto, na medida certa.

    Abraços.

  • Acabei de escutar. Ótimo episódio, galera!

  • Pingback: Os Comentadores #27 - Panelas Podcastais | Mundo Podcast()

  • Muito obrigado pela indicação! Estou lendo e sendo edificado.

    Antes do episódio eu só conhecia a frase “Crer é também pensar” como o nome de uma comunidade do falecido orkut. Bons tempos.

  • Pingback: #NB76 - TOP 2014 - No Barquinho()