#NB54 – O surdo também ouve

No Barquinho janeiro 30, 2014 44

Fala, discípulo!

PedroThiago e Matheus, diretamente do Mar da Galileia, se reúnem mais uma vez No Barquinho para uma conversa sobre tudo o que abrange o mundo dos surdos! Pra isso, chamamos a Laís D’Andréa (cega, que gravou o #NB41 – A Visão do Cego) e a intérprete de língua de sinais Letícia Muniz.

Neste podcast, saiba se todo surdo é mudo, entenda como é uma conversa entre um surdo e um cego, e porque surdos não gostam de bigodes nem de unhas pintadas!

Duração: 96 min.

Vitrine por Daniel Sas. Acesse o portfolio do nosso vitrinista!

Para baixar a arte da vitrine, clique aqui.

Links comentados no episódio:

Link comentado nas Epístolas:

Você também pode participar dessa discussão! É só entrar em contato com a gente!

Email: podcast@nobarquinho.com
Twitter: nobarquinho.com/twitter
Facebook: nobarquinho.com/facebook
Google+: nobarquinho.com/g+
Instagram: nobarquinho.com/instagram

Siga também os marujos no Twitter: @PedroAngella@thiagoibrahim e @matheusmsoares

Assine o nosso feed e receba as atualizações num leitor de RSS / aplicativo para smartphone:
http://feed.nobarquinho.com

Para assinar direto pelo iTunes:
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/id490144590

Você também pode escutar os podcasts através dos agregadores de podcast! Acesse:
Youtuner:  youtuner.co/channel/nobarquinho.com
Podflix: podflix.com.br/beta/nobarquinho

Para ouvir o podcast no PC clique num dos players abaixo ou faça o download do arquivo para ouvir em seu aparelho mp3/mp4 (Para fazer download clique com o botão direito do mouse em “Download” e “Salvar link como”).

Se preferir, faça o download da versão zipada AQUI.

  • Douglas Fernandes

    Opa, madrugaram hj hein, escutarei, sem trocadilhos a parte…

    • Marcelo

      Por isso que o senhor anda chegando atrasado no trabalho. Quando chegar passe aqui na minha sala.

      • Douglas Fernandes

        Hahaha, nada, pc tava ligado fazendo um backup, acordei e olhei pro pc e tinham postado, e nem vou para ai, tá cedo pra ir trabalhar ainda…

      • Thiago_Ibrahim

        Ih, Douglas… Vai perder o emprego! Só não pode colocar a culpa na gente. 😉

        • Douglas Fernandes

          Como mando currículo pra esse barco? Por garrafa? rsrs, tranquilo, esse ai nem trabalha comigo

          • Marcelo Ribeiro Chaves

            Como não Brother? E a obra?

    • Pedro Angella

      Agradeçam à minha insônia! Levantando 4h30min da manhã SOZINHO no calor… ¬¬’

      • Douglas Fernandes

        Acabei demorando para voltar, mas cá estou. Muito bom esse episódio, como sempre, selo NB de qualidade, aprendi bastante tb, muitas coisas q eu não sabia e aposto q muitas pessoas tb n.
        E como assim? Uma cega q entende libras? Chama o Stan Lee…

  • Lucas Cassemiro

    Podcast cedinho! Escutar pra mandar epístola mais tarde.

  • Diogo Oliveira

    Ótimo podcast Parabéns. Só faltou a da Ibrahim

  • Massa Crente

    Ae galera! Mais um Podcast MassaPocket no ar, seja o primeiro a ouvir e comentar!!!!

    http://www.massacrente.com.br/achocolatados-opinioes-bazucas/

    • Gwhahhahahahahha… Jabá nos comments… Que anos 2000 isso daí!

      • Vou ver com o Departamento de Assuntos Aleatórios da MC Corporations pra tentar descobrir quem andou cometendo essa gafe 😛 Cabeças vão rolar!

        • Chico Gabriel

          hahahahahaha

          • Felipe Fraga

            até eu sou mais discreto com meus podcasts hehe.

        • Lourival Gonçalves

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Chico Gabriel

      Aproveitem e escutem o A Deriva também!!! hahahaha

      • Lourival Gonçalves

        então curti ai página do Se Liga Crente.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Muito bom o episódio pessoal!
    Assim como o #NB41 é muito interessante conhecer realidades diferentes. Podemos aprender muito e principalmente saber como lidar em diversas situações. Parabéns! 🙂

    Ah, e muito obrigado pela indicação! Fico feliz que gostaram do podcast.
    Abração!
    EddieTheDrummer
    http://peloamordedeus.org.br

  • Ricardo Soares

    Acabei a maratona no barquinho e o que posso dizer é que vcs chegaram no momento certo em minha vida,pois vinha de uma longa jornada ladeira a baixo,ate que em um dia cansado de ficar procurando canções cristãs que me fise sem lembrar de Deus e de seu amor para comigo resolvi então buscar Podcast Cristãos para me ajudar a restaurar minha fé.Depois de um tempo no Google fui parar no irmãos.com e o primeiro Pod que encontrei foi o do BTcast que gostei, mais ainda não era o que estava necessitando no momento,pois estava entrando em uma depressão que nem a psicologia tava ajudando muito.Então vi o nome “No Barquinho” e pensei isso me lembra um momento de minha vida muito bom,quando era criança e estava aprendendo de Deus na escolinha da Igreja.Então Baixei alguns episódios e comecei a ouvir no caminho para o trabalho e aquilo foi me alegrando e me aproximando novamente de Deus,foi renovando minha fé e vontade de viver,que estava muito abalada por conta de uma suspeita de câncer em 2008 e em 2012 uma possibilidade de ficar cego por conta de um problema na Retina,apesar de nada disto ter se concretizado foi o suficiente para jogar 28 anos de vida com Deus no lixo e começar a entrar em uma depressão enorme acompanhada de um monte de outras crises.Hoje estou muito melhor com a fé renovada e ja executando planos de estudar e retomar minha vida neste ano de 2014.Muito obrigado a vocês por serem quem são e mostrar para o mundo que Deus se importa sim com todos nos.

    Meu nome é Ricardo Soares Sou Morador de São Gonçalo RJ tenho 39 anos minha Igreja é a Comunidade Ajuntamento das Tribos.Meu Blogger é http://www.aosouvidos.com.br e o twitter @ricardos8

  • Yan Felipe

    nao to conseguindo baixar o ZIP =

  • Fernanda Roberta Fernandes Pip

    Como sempre, excelente podcast.
    Gostei e aprendi muito!!
    Fiquei esperando a mãe do Tiago aparecer no final… ahhhhh =/

    • Lourival Gonçalves

      O melhor do Pod não teve.kkkkkkkkkkkkkk….

  • Lourival Gonçalves

    Fala turma.Ótimo Pod!Galera,deixo uma dica de Filme que gostei pra caramba e deixo uma lista legal ,de filmes,sobre pessoas com uma certa deficiência física.O Filme que assiti,com minha mãe,inclusive ela na época mandou trocar de canal,mas insisti para continuarmos vendo,ela acabou gostando e o filme é Mr. Holland – Adorável Professor Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a família. Ao descobrir que seu filho nascera surdo, sofre e decide organizar um concerto para deficientes auditivos http://www.youtube.com/watch?v=dk3d-MaOhw4
    e deixo a lista dos Filmes e documentários http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/sugestoesfilmescomtemasabrangendoalgumtipodefiencia.pdf

    Abraços e Valeu!

  • Cecília

    Parabéns, muito informativo! E Matheus sempre muito animado….

    • Chico Gabriel

      Muito!!!

  • Ótimo cast, manos! Aprendi bastante coisa a respeito dos surdos e deficientes auditivos, de como interagir com eles e tudo mais. Uma curiosidade (boba até) que eu tenho é de saber como os surdos formulam pensamentos e consequentemente o raciocínio visto que eles nunca ouviram o som das palavras. Nós, por exemplo, pensamos e raciocinamos utilizando palavras do vocabulário da língua portuguesa as quais ouvimos, aprendemos e repetimos desde criança. Seguindo essa lógica, no caso dos surdos, se eles nunca ouviram o som das palavras, então como conseguem formular seus pensamentos? Enfim… é só uma dúvida boba 😛

    Ah! Lembrei desse emocionante video (http://www.youtube.com/watch?v=kVXKRgoM_fw) onde uma menina que era surda de nascença consegue ouvir sua voz pela primeira vez após ter feito uma cirurgia no ouvido. Isso me faz imaginar aquela cena de Jesus curando um surdo, ou mesmo um cego.Pensa na alegria daquelas pessoas. 😀

    Era isso aí, moçadis. Um abraço a todos e parabéns pelo trabalho.

    ♪ ♫Aquele abraço!…♪ ♫ alô alô Realengo..Aquele abraço!… alô torcida do flamengo…Aquele abraço.♪ ♫ (e a música vai dando um fade out…hehehe)

  • Chico Gabriel

    Pessoal realmente um episódio sensacional!!! Esse é do tipo para ser indicado para todo mundo na igreja ouvir… Já publiquei no grupo da minha igreja… Uma “Bléia” como disse o Matheus…
    Temos algumas professoras de LIBRAS lá e alguma já exercendo a profissão como interpretes em escolas publicas, inclusive já tivemos classe de LIBRAS na igreja que foi até bem frequentada e que rendeu um grupo de dança na igreja (para tristeza do Arabezinho)… Sim, um grupo de dança pois iniciaram como um ministério de gestos daqueles que colocavam um louvor para tocar e todos eles de luvinhas brancas interpretavam usando a linguagem de sinais que com o tempo foi virando qualquer coisa e agora é um ministério de dança.
    Eu namorei uma menina da igreja que possuía um irmão com uma deficiência auditiva muito profunda que praticamente era uma surdez já que o único jeito dele ouvir alguma coisa, mesmo assim apenas algumas frequências, era com o fone de ouvido no volume máximo, insuportável para qualquer ouvinte normal!!! Inclusive foi ele que me “batizou” com um sinal especifico para me identificar que é essa foto aí embaixo!!! Ele fazia isso por eu ser magro e usava o dedo minimo como referencia… Eu sempre dei graças a Deus por não ser um cara extremamente alto!!!

    • Felipe Fraga

      sorte mesmo que não é alto hehe

  • Vinicius Sirvinskas Ferreira

    Mais um ótimo episódio… minha esposa se forma este semestre no curso de Libras do INES, vou indicar para ela.
    Ps.: Vcs vivem falando dos marujos que foram melhores e acabaram as suas maratonas No Barquinho, e aqueles marujos que nunca nem precisaram dessas maratonas e acompanham o pod desde o primeiro?!

    • Pedro Angella

      Muito bom, Vinícius!
      Sobre os discípulos primitivos, apenas PROVE! 😉

      • Vinicius Sirvinskas Ferreira

        Provar??? Fala sério… escuto podcast a quase 8 anos, do tempo que nasceu o podcast irmaos.com, do finado Aprendiz de Teológo, de quando o Bibo estava no rádio e do JV na Estrada!… sem falar no Monalisa de Pijamas, no Guanacast e no grande Papotech que está ai até hoje… lembro de você dando seus primeiros pitacos no irmaos.com, de sua participação no programa sobre Deixados para Trás e no aquário de idéias em fim, sou fã de podcast e cristão, logo minha palavra é sim, sim, não, não, quem quiser acredite ou não!

        • No Barquinho

          Caraca!! Botou respeito agora!!! É muito raro termos feedback de gente que acompanha há tanto tempo assim! 😉

  • Danilo Almeida

    E aí Manos!
    Gostei muito do Pod. Na minha comunidade também existe um trabalho de Libras e rola muito bem, o pessoal faz um trabalho de ensinar a galera que não sabe e interpretam em todos os cultos.
    Achei legal a abordagem que vocês fizeram porque ouvi muitas coisas que não sabia sobre o assunto.
    Grande abraço a vocês.

    Danilo Almeida

  • Letícia Muniz

    Respondendo ao Edukokinho sobre como os surdos formulam pensamentos… Surdos e ouvintes tem canais diferentes de comunicação. oral e auditivo no caso dos ouvintes; gestual e visual no caso dos surdos. Se somos capazes de formular os pensamentos com base nos sons, eles, de igual forma podem e partem de sua visão para formulação destes. O que basicamente ocorre é que pessoas ouvintes, geralmente tem acesso a sua língua natural mesmo antes de nascer e há surdos que só entram em contatato com sua língua na idade escolar, o que interfere de forma importante na formulação do pensamento que acaba baseado em muitas suposições e poucas explicações. Para nós, ouvintes, a imagem vem acompanhada de informações sonoras. No caso dos surdos, se desde a primeira infância lhe for oferecida a língua de sinais junto com a informação visual, com certeza não haverá problemas com relação a formação do pensamento.
    É claro que existem estudos mais aprofundados sobre isso e publicações que podem esclarecer muitas coisas a esse respeito.

    Sei que essa explicação é muito singela, mas foi a forma mais fácil que encontrei de dizer de uma forma mais resumida o que tenho aprendido sobre isso nos meus estudos.
    Espero que tenha contribuido

  • Ribamar Nascimento

    Parece que para alguns tudo é Horóscopo:

    Interprete: – Sou interprete, entendo muito LIBRAS também…
    Desentendido: – Ah, então você faz aquele negócio de horóscopo?

    Semioticista: – Semiótica estuda os signos…
    Desentendido: – Ah, então você faz aquele negócio de horóscopo?

    Astrônomo: – Sou astrônomo, estudo os corpos celestes…
    Desentendido: – Ah, então você faz aquele negócio de horóscopo?

  • Felipe Fraga

    “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”

    E, ai pessoal que utilizam-se do horóscopo para a comunicação com os surdos, muito bom o programa, que nos fez refletir sobre essa situação, na qual devemos utilizar o que temos para algo útil, para nós ouvintes pode ser o ouvido, para os surdos as libras. Esse podcast foi edificante, o outro já não era? Hehe, antes de comentarem o caso que aconteceu na igreja, estava me questionando se fosse eu, acho que CERTAMENTE, iria interpretar para algo que acho que é o correto, em vez de ter que explicar depois. Então é isso, até.

  • Luciano Valério

    Fala marujos!
    Muito bom aprender com o bate papo de vocês em mais esse podcast, ainda mais quando se trata de um tema do qual sou tão distante. Parabéns!

    E tenho um protesto a fazer: fiquei esperando, esperando e nada….cadê a Senhora Ibrahim?……..hahahahahaha…..Ela merece mais que uma participação especial!!!

  • Ricardo Soares

    Fico sempre esperando um novo,vcs ja fazem parte da familia.

    • Thiago_Ibrahim

      Muito bom, Ricardo! Um dos nossos objetivos ao começar o #NB foi mesmo fazer amigos pra falar do que vivemos. Fico muito feliz por conseguir unir pessoas. Abraço, mano! 😀

  • Yane

    Muito arretado o episódio. Tenho uma prima surda, oralizada (entende se a gt falar de frente pra ela) e minha tia batalhou muito pra prover mais independência pra ela. Hoje ela tem 30 anos, é casada com um surdo não oralizado e tem ume meninininho de 2 anos, ouvinte.
    Conheço as mais diversas histórias, desde famílias que não sabiam que tinha como ajudar seu filho surdo, mantendo-o sempre fechado dentro de casa a surdos que dao aula em universidades e sao a voz do surdo para os ouvintes, como o marido de minha prima.
    Minha tia é intérprete também e aprender libras é uma das minhas metas de vida. Na faculdade fiz 2 projetos, um voltado para surdos e outro para cegos e foi simplesmente fantástico. Muito bom mesmo.
    O que foi trazido tanto pela Letícia como pela Laís foi completamente contextualizado, claro, e fico muito feliz por essa abertura!
    Vou baixar o cast em mp3 e repassar pra mInha tia 🙂

  • Marcelo Ribeiro Chaves

    Muito interessante o tema e muitas informações legais. E gostaria de ouvir tb sobre a acessibilidade nas igrejas para essas pessoas, não só a parte de interpretação mas as adaptações arquitetônicas que são necessárias, tanto para cegos, surdos, mudos quanto para cadeirantes. A acessibilidade física tb é importante nas igrejas.

  • riba_n

    Bem interessante esse aplicativo:

    Hand Talk: um aplicativo que traduz texto, imagens e sons para Libras
    http://comunicadores.info/2013/07/11/hand-talk-um-aplicativo-que-traduz-texto-imagem-e-sons-para-libras/