1º Email de Paulo a Timóteo [Parte 2]

Thiago Ibrahim setembro 24, 2013 2

Atenção: antes de ler esse post, não deixe de ler o post 1º Email de Paulo a Timóteo [Parte 1]

Considerando que o Apóstolo Paulo, em sua época, dispusesse da parafernália tecnológica a que temos acesso nos dias de hoje, imaginei como seria a comunicação entre ele e seu pupilo Timóteo. Desta vez seria uma continuação do email anterior (que provavelmente você já leu). Veja como ficaria:

De: Apóstolo Paulo (apostolopaulo@igrejaprimitiva.com)
Para: Timóteo (timoteo_filhodepaulo@igrejaprimitiva.com)
Cco: Jesus Cristo (jesuscristo@heaven.com)
Assunto: Conselhos ao meu filho na fé (continuação)

Olá novamente, meu filho Timóteo!

Finalmente consegui encontrar um tempinho aqui nessa correria do dia a dia de evangelização para parar, pegar o notebook e escrever pra você. Algumas coisas na igreja me deixam tão revoltado quanto a minha conexão 3G, por isso estou te escrevendo para lhe alertar sobre o que você deve combater. E isso é ordem não minha, mas do Espírito Santo.

O que vou escrever a partir de agora é complicado e muito importante, meu filho. Preste bastante atenção para que você não deixe que esse tipo de coisa entre na igreja de Éfeso, e que, caso entre, você saiba como combater, como bom líder que você é.

Enfim, vamos logo com isso, antes que essa conexão 3G resolva cair de novo, já que aqui na Macedônia está complicado o negócio (andaram por aí dizendo que o meu mini modem é meu espinho na carne, mas acho que esse é o atendimento do suporte técnico). Enfim. Vamos ao que interessa.

Os conselhos são os seguintes:

Nos dias em que os tablets e smartphones estiverem nas mãos de quase todo mundo alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos falsos e doutrinas demoníacas. Esses ensinos vêm de homens falsos e mentirosos, que têm a consciência perturbada. Cuidado com essas pessoas, meu filho.Eles proíbem o casamento e também que as pessoas comam alimentos que Deus criou para serem recebidos como bençãos de Deus. Tudo o que Deus criou é bom, meu filho, e santificado é pelo ato de render graças.

O exercício físico de pouco adianta, mas isso não quer dizer, filho, que você tenha que proibir o cristão de praticar esportes. Porém não deixe de promover e incentivar a piedade, que para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

Corrija ao mais idoso de forma branda, como se ele fosse seu pai; as mulheres idosas, como a mães;

Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. Se a viúva tiver filhos e netos, eles que cuidem dela (incentive essa responsabilidade – não alimente o clientelismo).

Trate os jovens como a irmãos; As adolescentes, como a irmãs, com toda a pureza.

(Se puder use o Facebook pra se comunicar com os jovens, já que eles passam boa parte do dia deles nas redes sociais).

Eu sei que, no futuro, alguns cristãos podem se escandalizar com esse conselho, mas não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.

Os empregados devem considerar seus pratrões como dignos de todo respeito, para que o nome de Deus seja glorificado. E se o seu patrão é cristão, não significa que por isso ele deva receber menor respeito.

Lembre-se, filho: Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

Os ricos no presente mundo não não devem ser arrogantes, nem colocar sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que nos dá tudo para a nossa satisfação. Ordene a eles que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

Filho, no futuro um tal de Bill Gates inventará um negócio chamado Power Point, mas não se prenda tanto a ele nas suas pregações, faça uso também da pregação expositiva, ensine, permita que as pessoas se envolvam na mensagem e queiram conhecer mais.

Leia os livros de um tal de John Sttot.

Ah, além do Twitter e do Facebook, também me enviaram convite para um tal de Google Plus, porém não sei se ele vai decolar, portanto por enquanto não criei ainda a minha conta.

Não sei se terei mais tempo para te escrever, de qualquer forma, atente para todas as dicas e conselhos acima.

Em Cristo,

Apóstolo Paulo.

**************************************************************

PS.: Os conselhos usados para criar a conjectura do email foram retirados da Primeira Epístola de Paulo a Timóteo. Os trechos utilizados são dos capítulos 5 e 6. Obviamente, e por motivos de força maior, não houve a permissão do autor da carta a Timóteo para exposição de seu conteúdo, bem como a manutenção da confidencialidade do email.

L.R

  • Aliana

    Sensacional! HAHAHAHAHA Vc bem q podia fazer isso com as outras cartas de Paulo, né, Thiago? Fica muito fácil de entender a mensagem geral e vcs não tão postando textos há um tempo! Pf pf pf pf

  • Danyelle Falcão

    HAHAHA, sensacional! Poderia dar uma ajuda no Bíblia Freestyle, negócio é pesado lá. rs