#NB32 – Leitura Bíblica: pra quê?

No Barquinho fevereiro 28, 2013 30

Fala, discípulo!

PedroThiago e Matheus, diretamente do Mar da Galileia, se reúnem mais uma vez No Barquinho, junto com Thiago Monteiro (Baú de Crônicas), para conversar sobre a relevância da leitura bíblica e qual a sua importância, por mais óbvio que possa parecer!

Tempo:  93 min

Arte da Vitrine: Daniel Sas

Links comentados nas Epístolas:

Link comentado no episódio:

Você também pode participar dessa discussão! É só entrar em contato com a gente!

Email: podcast@nobarquinho.com
Twitter: nobarquinho.com/twitter
Facebook: nobarquinho.com/facebook
Google+: nobarquinho.com/g+
Instagram: nobarquinho.com/instagram

Siga também os marujos no Twitter: @PedroAngella@thiagoibrahim e @matheusmsoares

Assine o nosso feed e receba as atualizações num leitor de RSS / aplicativo para smartphone:
http://feed.nobarquinho.com

Para assinar direto pelo iTunes:
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/id490144590

Você também pode escutar os podcasts através dos agregadores de podcast! Acesse:
Youtuner:  youtuner.co/channel/nobarquinho.com
Podflix: podflix.com.br/beta/nobarquinho

Para ouvir o podcast no PC clique num dos players abaixo ou faça o download do arquivo para ouvir em seu aparelho mp3/mp4 (Para fazer download clique com o botão direito do mouse em “Download” e “Salvar link como”).

Se preferir, faça o download da versão zipada AQUI.

 

  • primeira vez discípulo desocupado… parabéns para mim…

  • caiobrant

    Leitura da Bíblia todo dia e No Barquinho de 15 em … 13 dias! Dessa vez a espera foi menor. Baixando!

    • Não esquece de voltar pra deixar seu comentário sobre o tema, discípulo!

  • uma continuaçãodo 30 ,ou Spin-Off?

  • eu me importo com o spoiler do “Segredo da Cabana ” #brincadeira

  • Luciano Coelho Alves

    Eu não sei que horas eu comento então eu comento em dobro (plagiando o Matheus que não sabe que horas que fala)

  • Eu até ia ouvir o podcast, mas tenho que ler a Bíblia agora. xD

  • No Barquinho a cada edição melhorando a qualidade do podcast.

  • Pessoal,
    muito legal participar do pod e, como disse o Thiago Ibrahim no twitter, excelente edição do Pedro (ficou muito melhor que o áudio original).

    Matheus, foi muito bom te conhecer melhor nessa conversa que tivemos e perceber que no fundo de toda essa rabugice tem uma pessoa muito bacana!

    Espero que o pod renda frutos na vida dos ouvintes. E, para terminar, não deixem de visitar, comentar e “espalhar” tanto este pod quanto o Baú de Crônicas (baudecronicas.wordpress.com).

  • Laís Ambrósio

    Opa! Mal estava terminando de ouvir o podcast sobre Escola Bíblica e recebi a atualização desse podcast. Que delícia escutar sobre dois temas muito próximos ao meu coração. Quem gostou do outro podcast com certeza vai se amarrar nesse.

    Achei muito pertinente o comentário do Thiago sobre as pessoas que acham que ficar orando o dia todo, chorando na igreja, subindo em monte e etc é suficiente para “ouvir a voz de Deus”. Essas pessoas estão tão cegas que não percebem que a tal voz de Deus que querem ouvir está nesse livro geralmente de capa preta. E por isso também são tão enganados por aqueles que falam um pouco mais alto o famoso “Eis que eu te digo, servo meu!”. Não é?

    Ah! Eu uso também a Almeida Século 21 e por enquanto é minha versão favorita. Eu sempre usei a João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida, mas ultimamente só preparo aula com a Século 21. Outra Bíblia muito bacana pra estudo que não foi citada é a Shedd. Ela tem uma concordância bíblica muito boa, sempre me salva quando não lembro a referência de algum texto.

    Desculpem o comentário grande, mas se deixar, eu falo horas sobre o assunto! Espero que cada dia mais as pessoas que dizem amar ao Senhor demonstrem isso amando sua palavra, lendo, meditando e buscando conhecimento.

    Um abraço!

    ps.: agora esse “calcule, discípulo!” começou a complicar com contas de multiplicação! hahaha

  • Filipe Gonçalves Fernandes

    Fala navegantes da nau mais famosa entre os 7 mares (desde o Titanic, heheheh). Adorei o programa, um dos melhores, senão O melhor.

    Acho muito boa a idéia de paráfrase bíblicas. A Mensagem é uma excelente versão, já a Freestyle eu confesso que não gostei muito não, achei, como vocês mesmo disseram, muito hardcore. De qualquer forma, tanto uma quanto outrs são paráfrases. Não tomo nenhuma das duas como inspiradas pelo Espírito Santo, mas são boas bases pra melhorar nosso entendimento.

    Quanto as traduções também é sempre bom usar várias traduções. Afinal de contas, qualquer livro perde um pouco de seu significado quando traduzido, porque com a Bíblia não ia ser assim? É por isso que é sempre bom fazer leituras comparadas. Já ouvi que a melhor versão da Bíblia é o original em grego e hebraico. Mas infelizmente, algumas pessoas, como eu, não tem acesso a essas traduções.

    Por fim, se por um lado é bom ler a Bíblia, pra não cair em falsas doutrinas, o oposto também é verdadeiro, quando lemos a Palavra, podemos mudar nossa opnião pra real vontade de Deus, como os crentes de Beréia.

    Pra terminar queria fazer dois pedidos. Primeiro: próximo episódio dessa série “Pra quê?” podia ser sobre jejum e oração. E segundo: não esqueçam do meu beijo do Matheus.

  • Marlon G.

    Também tenho lido “A Mensagem” e realmente para leitura eu curto bastante, se consegue ler com uma ótima fluidez, é uma bíblia que sofreu bastante críticas dos mais conversadores, mas tem sido bom, para estudo uso uma ARC mesmo. A Mensagem não serve mesmo pra estudo e de maneira nenhuma pode servir como única ou primeira fonte, pois tem textos que foram bem modificados. Mas tenho recomendado a quem possa essa “A Mensagem”, ela tem ajudado no dia-a-dia de leitura. Parabéns pelo pod, um assunto bem pertinente, muita gente tem dúvidas de como ler, como organizar sua leitura, qual versão usar e tudo mais e vocês trouxeram uma conversa boa a respeito.

  • Parabéns a vocês amigos, é perceptível que a cada pod vocês se superam em qualidade, relevância e diversão.
    Amei o assunto pela seu alto grau de relevância, se todos nós, é engraçado pensar que muitos dizem ser seguidores de Cristo, entretanto não conhecem o Cristo que segue, haja visto que não estudam as sagradas Escrituras. Deve ser por isso que a alta taxa de crescimento dos evangélicos no Brasil, segundo o senso, não refletem em atitudes cristãs.
    Uma Bíblia que gosto de muito de estudar é a Bíblia Católica de Jerusalém (hó, o seminarista lê uma Bíblia católica…rrsrs) gosto muito da sua forma de Escrita e em uns poucos estudos de grego e hebraico vi que em sua tradução manteve-se bem legal, mas é claro que sempre a comparo com outras Bíblias que tenho.
    Outra coisa que faço muito é estudar com a Bíblia que direciona para o publico que irei direcionar a Pregação, exemplo: se eu for falar com Jovens uso uma bíblia com linguagem jovem, se for para os adolescentes uso uma com linguagem para adolescentes. Com isso devo ter umas 8 Bíblias em casa.

    Fiquem com Deus e um abraço do Maylson para vocês.

  • Baixando galera!!!

  • Olá caros ocupantes da cabine de comando.

    Muito bom o programa sobre o livro mais lido e mais lindo do mundo. A bíblia é o farol que ilumina a caminhada o cristão (Salmo 119. 105), devemos desejar ardentemente consumir esse sacro conteudo (Ler TODO o Salmo 119 ^__^).

    Eu também prefiro fazer o meu plano de leitura por livros. Eu tenho cinco traduções diferentes em português, então, quando escolho um livro, faço a leitura comparada das cinco versões.

    Falando um pouco do processo de tradução, as versões mais antigas (ARA ou ARC) foram traduzidas palavra por palavra, como comentou o Matheus. No entanto, a linguística moderna considera uma melhor forma de tradução o processo que considera sentença por sentença, buscando não perder o sentido da frae durante a tradução, a NVI foi traduzida dessa forma.

    Fico por aqui, até por que só terei direito a refeições quando meu texto da quinzena ficar pronto.

    Fiquem com Deus, e até mais.

    • Isso mesmo, Alexfábio! O rum também só estará liberado, assim que você terminar o texto. Vamos, vamos, vamos!

  • Olha,olha,rere.o podcast anterior eu comentei,só que foi lá no irmãos.com.Ainda não ouvi este pod,pois estou com uma virose de deixar agente só juelho,kkkk!DEpois volto para comenter este..kkkkkkk!!!

  • Cara, é deprimente ver para onde caminha muitas pessoas quando se deixa a palavra de Deus de Lado….Uma porque é paradoxal ser colocar como Cristão ao passo que esta pessoa foge da Bíblia como ladrão corre de Polícia..kk! Sim,estamos em uma época em O analfabetismo funcional é grande,ainda mas quando diz que não gosta de EBD.Nossas Igreja viraram creches,pois pessoas que a muito tempo deveriam está maduras,por observarem a palavra de Deus,ainda só querem a Papinha.Como ter uma Vida diante de Deus se desprezam sua palavra. Jesus disse:“O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar plenamente sua obra” (Jo 4,34).”Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Assim como também eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e no seu amor permaneço.
    (Jo 15:10-12)”
    Guardar reflete prática,pois se entendemos logo praticamos.Depois volto e comento mais.Hora de Trabalhar.kkk!!ótimo pod!

  • PATRICK

    Desta vez foi edificante. rssss
    Gostei da brincadeira que fizeram sobre mim, foi bem engraçado, comentei com minha esposa (Grazielle) em casa e ela achou um barato.
    To levando os pod´s em pendrive para ela ouvir.

    Abraço.

    Deus abençoe…

  • Luciano Coelho Alves

    Atualmente tenho sido mais relapso nos estudos bíblicos.
    Numéricamente li a Bíblia 11 vezes (de capa a capa).
    Agora reter é outra coisa rsss, neste ano tenho lido mais lentamente, decidi que quero reconsiderar meus direitos. Aliás a leitura e a vivência cristã deve nos levar à isto “reconsideração” reconsiderar nossos direitos e colocá-los aos pés da Cruz, que tal se a gente repensasse e acreditasse de todo coração que quando a gente poe a vida nas mãos de Deus, Ele toma o controle e o governo?! aí sim a gente vai poder chegar onde tem que chegar, enquanto a gente brigar pelos “nossos direitos”, enquanto meu orgulho e vaidade tiverem me transtornando por dentro eu não irei muito longe.

    Obrigado pelo pod.

  • Pessoal,

    muito legal ouvir de tanta gente que a minha única participação em podcasts (até hoje) foi tão bem cotada e fez tanta diferença na vida das pessoas.
    Aos que estão firmes e fortes com suas leituras bíblicas, sempre que quiserem, saibam que podem entrar em contato (veja como em baudecronicas.wordpress.com) para discutir alguma ideia, dúvida ou coisa que o valha. No pior caso (que ainda é bom) a gente vai batalhar em alguma dúvida juntos =)

  • http://www.lagoinha.com/ibl-noticia/mara-maravilha-lanca-biblia-de-estudos/ kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!Alguém vai querer estudar com ela..Bíblia de estudo da Mara Maravilha..Olha Matheus!No programa do Raul Gil ela não soube explicar nem o que é prosperidade…kkk!Desculpa ai!!!kkkk

  • Cumprimentos apostolos ,vou ser melhor não vou comentar no e-mail ,vou/estou mandando esse e-mail nos comentários : prefiro os programas mesnos “profundos” do podcasts estava com um certo receio contra este ,mas foi bem legal (não aquele coisa que se diga a que legal …,brincadeira, todas as traduções ja tem uma intepretação embutida ,para quem estuda não tem problema qual for ler ,é só comparar eu estou lendo o novo testamento na ordem ,,,estou em Felipenses (o livro escrito para mim) , e ja tinha lido apocalipse antes…o pentateuco ,é cansativo de ler mesmo ,até 15 dias…

  • Giovana Berbert

    Fala galera, tudo bom? Amei o podcast, muito enriquecedor e minha orelha anda doendo, vocês puxaram ela meio demais ^^ Bom, tem como postar aí a citação do Tolkien no Hobbit? Obrigada, Deus continue abençoando!

  • Presente para você Giovana (com referência e tudo):

    “É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar. Eles ficaram bastante tempo naquela casa agradável […] e acharam difícil partir. […] Apesar disso, há pouco a dizer sobre a estada deles lá.” (TOLKIEN. O Hobbit. p. 50)

  • Oieee,

    Gostei pra caramba do tema que é bastante relevante pra tds os cristãos… Apesar de ternacido na igreja foi apenas agora com 22 anos que finalmente consegui ler a biblia inteira.

    Sempre lia… Mas não conseguia fazer nem um daqueles planos de leitura então começei a ler sem estabelecer um plano especifico e depois de um anos e 5 meses conclui e ainda consegui me habituar a ler a biblia diariamente.

    Com relação as versões leio diariamente a NVI mas também ja andei dando uma olhada na biblia viva que vocês comentaram e achei bem interessante, claro com todos os devidos cuidados que devemos ter por ser uma parafrase como foi dito mas tenho q admitir que gostei bastante.

  • Pingback: No Barquinho #066 - Apócrifos()

  • Pedro Augusto

    Olá remadores.. Bom de mais esse pod.. Estou na maratona daqui a pouco chego em vcs estou remando o mais rápido possível..