O poder do café

Lucas Teles novembro 23, 2012 3

Quem gosta de um cafezinho bem quente? Como bom mineiro, sou fã de café, principalmente acompanhado de um ótimo pão de queijo bem quentinho. Há pessoas que não gostam da bebida negra e de gosto forte, mas vamos concordar que de tão popular, essa bebida preparada da fruta africana, nomeou a refeição mais importante do dia: “o café da manhã”.

A utilização dessa bebida nos nossos dias vai desde o simples e puro “café” até os mais requintados e deliciosos capuccinos. Mas uma coisa é certa, independente da forma de preparo: essa bebida é poderosa! Há aqueles que são viciados e se não tomarem a sua “dose” diária, sofrerão de dor de cabeça, sonolência, falta de disposição e outros sintomas, que por mais estranhos que
Não quero falar do poder medicinal do café, mas de outra característica muito mais importante do que o simples ato de “tomar um café”. Quero falar do momento cafezinho que temos todo dia! Seja pela manhã ou pela tarde! possam parecer, existem.

Tenho vivido experiências maravilhosas junto da minha esposinha nesses momentos que passamos juntos à mesa. Contamos como foi o nosso dia e tomamos um rápido café para voltarmos às atividades. Eu volto para o trabalho e ela vai para faculdade. Esse tempo precioso que temos, por menor que seja, é fundamental para nossa comunhão. É um tempinho que colocamos o papo em ordem, resolvemos assuntos pendentes e decidimos a resolução de problemas que acontecem. Posso ouvi-la falar do seu trabalho tranquilamente; ela escuta pacientemente minhas reclamações sobre meus alunos. Assim, um tempo que seria desperdiçado, é muito bem aproveitado.

Além do momento do cafezinho, aproveitamos também o tempo do jantar. Usamos esses tempinhos para evitar levar qualquer tipo de conversa, problema, briga, raiva, reclamação para nossa cama. A cama é apenas o lugar de dormir e aproveitar a vida que só o casado tem. Na cama é o lugar onde a comunhão transcende qualquer aspecto puramente físico: o espiritual é fundamental. Por isso, nos desligamos de qualquer assunto e nos concentramos unicamente na satisfação um do outro e do nosso merecido descanso após um dia de trabalho.

Por essas e outras razões o café tem um poder gigantesco na vida das pessoas. Aproveite o tempo com seus pais, namoradas, esposas, amigos… converse com eles, ouça, fale. O diálogo resolve a maioria, senão TODOS problemas de relacionamentos.