#NB19 – Dossiê: Judas, o traidor

No Barquinho agosto 15, 2012 18

Fala, discípulo!

PedroThiago e Matheus, diretamente do Mar da Galileia, se reúnem mais uma vez No Barquinho e dessa vez pra iniciar uma série que pretende tratar sobre a vida dos discípulos de Jesus. E, logo de cara, esses corajosos marujos escolhem o controverso e debatido Judas Iscariotes.

Nesse episódio do #NB ouça sobre a vida, chamado, tentação e queda do discípulo conhecido por trair o Mestre. Entenda como a vida de Judas pode trazer lições para a igreja dos nossos dias e também para a nossa vida cristã.

Tempo: 85 min.

Links comentados no episódio

Links comentados nas “Epístolas & Heresias”:

Você também pode participar dessa discussão! É só entrar em contato com a gente!

Email: podcast@nobarquinho.com
Twitter: nobarquinho.com/twitter
Facebook: nobarquinho.com/facebook
Google+: nobarquinho.com/g+
Instagram: nobarquinho.com/instagram

Siga também os marujos no Twitter: @PedroAngella@thiagoibrahim e @matheusmsoares

Assine o nosso feed e receba as atualizações num leitor de RSS / aplicativo para smartphone:
http://feed.nobarquinho.com

Para assinar direto pelo iTunes:
http://itunes.apple.com/br/podcast/no-barquinho/id490144590

Você também pode escutar os podcasts através dos agregadores de podcast! Acesse:
Youtuner:  youtuner.co/channel/nobarquinho.com
Podflix: podflix.com.br/beta/nobarquinho

Para ouvir o podcast no PC clique num dos players abaixo ou faça o download do arquivo para ouvir em seu aparelho mp3/mp4 (Para fazer download clique com o botão direito do mouse em “Download” e “Salvar link como”).

Se preferir, faça o download da versão zipada AQUI

 

  • Tattinha Carneiro

    Que bom que alguém não está falando de Batman! Eu infelizmente não pude ir ver o filme ainda e mal posso entrar na internet por causa dos spoilers vindos de todos os lados!!! Judas é um bom personagem pra começar essa série, bem polêmico (eu mesmo não acho por exemplo que ele foi o grande vilão que alguns pintam), enfim, depois de ouvir o pod eu volto (eu sei troféu discípula desocupada pra mim né?)

  • Názaro de Brito

    Cá to eu de volta!
    Como vcs afirmam tão categoricamente q Judas não se arrependeu? E o fato dele ter rejeitado as moedas? Já leram Tiago 4: 11 – 12?

    Quanto a Pedro, lendo o capitulo 22 de Lucas com enfase no versículo 38, eu com a meu fecal entendimento teológico, percebo meio q um levante por parte de Jesus, ele fala em espada e os carambas, aí qndo Pedro vê do nada seu líder sendo capturado acabou negando, qualquer um teria essa reação. Blá blá blá!

    bejoca Matheus!!!

    • No Barquinho

      Názaro, a referência é essa mesmo: Tiago 4.11-12?

      • Názaro de Brito

        Sim é esse mesmo; o que quero dizer é que por não termos certeza das intenções e dos pós-feito de Judas não devemos ser tão enfáticos quanto ao não arrependimento dele.

        E as outras duas perguntas?

        • No Barquinho

          E o que você me diz sobre o discurso de Pedro em Atos 1 sobre o fim de Judas, que inclusive citamos no pod?
          “Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.” Atos 1:18-20

          Acho que é evidência suficiente Judas ter sido substituído por outro (Paulo, neste caso).

          Thiago @NoBarquinho

  • Muito bom o podcast, fui ouvindo ontem na volta do trabalho… a propósito, obrigado pelo Bjo Matheus!

    O papo foi muito bom, apesar de que na hora que vocês começaram a falar de todos os judas, realmente lembrou meu avô tentando dar referência de uma pessoa kkkkk quase me perdi nos Judas e Judas da bíblia.

    Acho que o principal divisor de águas nessa historia do Judas é sua linha de pensamento a respeito de arrependimento, salvação e graça. Não tem como não cair numa discussão Calvinista x Arminiana… pelo lado Calvinista do fato, não tinha jeito pra Judas, apesar de que ele não se esquiva do peso de sua responsabilidade, mas do lado Herege do fato, ele poderia ter se arrependido, sido perdoado, e ainda mais, poderia estar junto com os outros 11 no pentecostes e até ter um livro canônico kkkkkkk imagina Judas pregando o arrependimento… porque não? Seria um bom “case” né? Mas como disse, depende da linha de pensamento que você escolhe e entende para seguir. Uma coisa é fato, o próprio Jesus sabia que era ele desde o principio, então porque escolheu ele? Complicado não pensar que ele já estava predestinado para essa perdição. A verdade que vcs chegaram e com louvor é que todos nós agimos como Judas agiu ou como Pedro agiu, a todo momento… o grande lance é voltar atrás e se arrepender antes que a corda venha para o pescoço! Muito bom o podcast caras!

    • No Barquinho

      Fala, Deivid!

      É essa uma das grandes e difíceis questões da Bíblia: o arrependimento ou não de Judas. Eu acredito que ele estava predestinado a ser o traidor, mas que em momento nenhum isso lhe tira a responsabilidade no que fez.

      Um dos argumentos que uso pra defender a predestinação dele é a conversão de Saulo e sua transformação para Paulo, que viria a ser o apóstolo dos gentios. Observando a Bíblia fica claro que tudo já estava nos planos de Deus. É a minha opinião, mas respeito quem pensa diferente, desde que não afete os fundamentos da fé.

      Abraços e valeu por participar!

      Thiago @NoBarquinho

  • Não posso ouvir no momento, mas pelos comentários, vou ter que reservar um tempinho pra ouvir. Dai eu volto.
    Abraços. @AnonimoFamoso.

    • No Barquinho

      Luilton, seja bem-vindo ao No Barquinho. E, por favor, retorne pra ouvir a gente. Se curtir, divulgue-nos.

      Abraço!

      Thiago @NoBarquinho

      • Se aceitam uma sugestão, hospedem o podcast no Soundcloud. Fica melhor de ouvir pelo celular/pc. Abraço.

        • No Barquinho

          Pensamos nisso, Luilton, mas é importante lembrar que o podcast pode ser ouvido pelo feed.

          Se você tiver Android ou iPhone, é só baixar um aplicativo agregador e ouvir a gente por lá.

          Para Android eu uso e recomendo muito o Podkiker ou o Beyond Pod, ambos podem ser encontrados de graça na Google Play.

          Nosso feed é http://feed.nobarquinho.com

          Abraço!

          Thiago @NoBarquinho

  • Lucas Teles

    Fala marujos!

    Estou sumidão dos comentários, mas sempre ouço os programas, mesmo que com atraso! Ouvi esse enquanto elaborava uma prova para meus alunos e me diverti bastante. O tema é controverso. Arminianos e calvinistas piram!!!
    Eu estava conversando com meu pai sobre o tema há um ano atrás, aproximadamente, e o questionei sobre a predestinação de Judas. Sobre se DEUS já o havia escolhido desde sempre, ele não teve escolha e portanto não teve livre arbítrio. No entanto, meu pai me orientou da seguinte forma: DEUS sabe quem se salvará e quem será condenado, ele sabe. Não determinou! Mas sabe! Ele já sabia que Judas seria um perdido e por isso o escolheu para ser o traidor. Poderia ser qualquer um que DEUS já sabia que não se arrependeria, mas foi Judas. Não creio que Judas se arrependeu! Ele sentiu remorso, que é diferente de arrependimento. Ele poderia se arrepender! Mas não aconteceu.

    Resumindo: DEUS escolheu Judas não por predestinação, mas sim por conhecer o futuro e saber que ele não se arrependeria e se entregaria ao SENHOR JESUS como SALVADOR e Libertador da sua alma.

    • No Barquinho

      Lucas,

      O fato de Deus conhecer o futuro não o determina? Ou seja, se Deus conhece o futuro, logo, o futuro está determinado e então não existe possibilidade de que o homem escolha outra coisa a não ser o determinado pela “presciência” de Deus. A não ser que você aceite que Deus possa se enganar em seu conhecimento do futuro.

      Eu acredito que é muito mais seguro atribuirmos a Deus a soberania e o controle de TODAS AS COISAS. Ele é todo-Poderoso e sabe o que faz o tempo todo, o que a nossa mente pequena e finita não consegue entender.

      Prefiro entender que Judas escolheu trair a Cristo e isso apenas cumpriu a VONTADE eterna do Soberano.

      Abraço, mano!

      Thiago @NoBarquinho

      • Lucas Teles

        Concordo contigo Thiago em relação à soberania de DEUS!!! Mas acredito que DEUS permite que o homem faça suas escolhas. Se assim não fosse, não haveria necessidade de pregação do evangelho, pois quem foi predestinado a se salvar, será salvo de qualquer forma, ouvindo ou não a Palavra. No entanto, tenho certeza absoluta que DEUS é soberano em todas as coisas e tem TUDO sobre controle, como você mesmo diz.
        DEUS sabe quem se arrependerá e será salvo, mas isso não foi escolha dele. Foi permissão dele! É diferente!! A escolha é do homem!!

        Abração mano!

  • Danilo

    acho que quem substituiu Judas foi Matias hein…lá quando tiraram na sorte….enfim..

    acompanho desde o primeiro e é a primeira vez que comento. Acompanho outros 15 pods e esse é o primeiro que eu envio comentário.
    Vocês são mto gente boa e gosto do jeito que conduzem esse pod. vou tentar comentar nos outros também.

    Abração a todos…
    Danilo.

  • Luciano Coelho Alves

    Fala, galera da Galé!!!

    Nossa, esta dossie ficou muito bom, e agora vou confessar uma coisa.. No final ficou confuso e até estou repensando se dou Calvinista ou Armeniano (mas isso é pra visitar no BTCast lá Teologia é o esporte deles kkk).
    Isto me faz lembrar que o nome tem uma importãncia relevante na vida da pessoa que o carrega, afinal, ninguém quer ser lembrado pelo que Judas fez, se este for o seu nome, o mesmo para quem tem o nome de Jesus; então fica a dica, de ao seu filho um nome significante mas com significado para você também.

    Abraço e vamos que vamos.

    Next…

  • Tatiana

    olá pessoal! gostei muito do podcast, pois estou conhecendo aos poucos a palavra de Deus. e pra mim foi muito esclarecedor.. gostaria de mais cats de vcs sobre os ensinamentos Biblicos. gde abraço!

  • acho errado falarem mal dos Judas todo o programa e justamente nesse ,por favor…brincadeira foi bem legal ,esse lance de ele estava predestinado e mesmo assim ter culpa é algo que “só Jesus na causa” para gente entender (he… Calvino)